quinta-feira, 26 de novembro de 2015

HISTÓRIA DO IRÃO

CONTINUAÇÃO: ...

     Decorrido um ano, Ciro reuniu em Babilónia o seu exército, que se compunha de cento e vinte mil cavaleiros, dois mil carros armados de foices, e seiscentos mil infantes. Com  estas grandes forças empreendeu a famosa expedição em que subjugou todas as nações desde  as fronteiras da Siria até ao mar Eritreu; daí levou as suas armas até ao Egito, e o submeteu também ; de maneira que os limites do seu Império eram, ao oriente o mar Eritreu, ao norte o Ponto Euxino, ao ocidente da ilha de Chipre e o Egito, ao sul a Etiópia, regiões que cujas extremidades são quase inabitáveis, por causa das inundações ou da seca. Ciro fixou a sua residência no centro destes diferentes países; onde passava aos sete meses de inverno na Babilónia, cujo clima é quente, os três meses de primavera em Susa, os dois meses de estio em Ecbatana, o que fez dizer que ele gozava de uma contínua primavera.

     Eram tão afeiçoados a Ciro que não havia nação ou cidade que não julgasse faltar a si mesma se deixasse de ofercer-lhe as suas melhores produções, frutas, animais,  obras de arte.  Os particulares consederavam-se ricos quando tinham ocasião de ofercer-lhe presentes; com efeito o princepe, depois de receber deles coisas de que tinham abundançia, ofereciam-lhes outras, de que eles careciam.

DISCURSO DE CIRO ANTES DA SUA MORTE:

     Assim viveu Ciro. Chegando à velhice, partiu para a Pérsia; era a sétima viagem que aí fazia depois do estabelecimento do seu Império. Havia muito tempo que seu pai e sua mãe tinham morrido. À sua chegada, fez os sacrificios ordinários, começou a dança em honra dos deuses, segundo o costume dos persas, e foi liberal para com o povo. Depois, retirou-se para o seu palácio, e adormecendo, viu em sonho um personagem, cujo ar majestoso não era de um mortal, e que se aproximou dele, dizendo:
     - Preparai-vos, Ciro, dentro de pouco tempo ireis ter com os deuses.  

Sem comentários:

Enviar um comentário