sábado, 9 de janeiro de 2016

A PÉRSIA HELENÍSTICA

CONTINUAÇÃO: ...

     O Império Seléucida repidamente entrou em declinio. Ainda durante a vida de Seleuco, a capital foi transferida de Seléucida, às margens do Rio Tigre, na Mesopotâmia, para Antioquia, actual Antakya, às margens do Orontes, proximo ao Mediterrânio. As províncias orientais de Báctria e de Pártia desligaram-se do império em 238 antes de Cristo. A liderança militar do rei  Antioco III impediu a Pártia de conquistar a própria Pérsia, mas alarmou a República Romana, cujas legiões começaram a atacar o Império Seléucida. Este viu-se às voltas com a rebelião dos macabeus, na Judeia, e com a expansão do Império Kushana a leste. O império desmoronou e foi conquistado pela Pártia e por Roma.

A PÉRSIA SOB O DOMÍNIO DOS PARTAS:

     A Partiaera uma região ao norte da Pérsia, no que é hoje o nordeste do Irão. Os seus governantes, a disnastia arsácida, pertenciam a uma tribo iraniana que havia-se instalado na área na época de Alexandre o Grande. Declararam-se independentes dos seléucidas em 238 antes de Cristo, mas somente lograram  expandir-se às custas do Império Pérsa após a ascensão de Mitridates I ao trono parto, em 170 antes de Cristo. Anexaram várias regiões na fronteira leste, conquistaram a Babilónia e a Mádia e pala.or fim, vencem Antíoco VII, em 130 antes de Cristo, tomando dos seléucidas todos os seus domínios a leste do Eufrates. O Império Parta estendia-se, então, desde o Eufrates até quase o Indo, com numerosos reinos vassalos.

     As duas grandes ameaças aos partos eram as invasões dos nomades vindos do oriente e dos romanos a oeste. Os dois impérios o parta e o romano colidiram por mais de dois séculos na Mesopotâmia, com sérias derrotas iníciais infligidas aos romanos, como a Licínio Crasso na Batalha de Carras em 54 antes de Cristo, ou  a Marco António em 36 antes de Cristo. Mais tarde, aproveitando-se da desunião política do inimigo, os partas dividiam-se em clãs, que  administravam, cada um, uma provícia do império, e de um governo central cada vez mais fraco, os romanos lograram vitórias expressivas, chagando mesmo à capital da Pártia, Ctesifonte - Trajano em 115 depis de Cristo, Marco Aurélio em 165, depis de Cristo, Septimio Severo em 198 depois de Cristo e Caracala.
     A fraqueza da dinastia arsácida permitiu em 224 depois de Cristo do rei persa vassalo, Artaxes I, o qual se dizia descendente dos aqueménidas. Artaxes I, tomou Ctesifonte em 226 depois de Cristo e derrubou o rei parto Artabano IV, fundando a nova dinastia sassãnidas.
CONTINUA: ...

Sem comentários:

Enviar um comentário