quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O IRÃO APÓS A PRIMEIRA GUERRA


CONTINUAÇÃO: ...

     Entre 1921 e 1925,  um oficial do exército persa, Reza Khan, tomou o poder das mãos dos Qajares e estabeleceu uma nova dinastia Pahlavi, passando a chamar-se  Reza Xá Pahlavi. Reza Xá transformou a Pérsia num País Urbano, por meio da adoção de diversos projectos de desenvolvimento, industrialização, educação, infra-estruturas incluindo as ferrovias, saúde  e educação. Daí surgiu uma classe mádia profissional e uma classe operária industrial. O poder foi fortemente centralizado no monarca.

     O Xá procurou evitar o aprofundamento da dependência do seu País para com as duas grandes potências na região, a União Soviética e o Império Britânico.
     Em 1935, o Xá  solicitou formalmente à comunidade internacional que passasse a empregar o termo Irã, que é como os persas designam o seu País desde o período sassânida, para designar a Pérsia (analize-se  Pérsia acerca do nome do País).

O IRÃ NA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL:

     Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, o Irã foi invadido por dois países que naquela época eram considerados grandes potências mundiais, a Inglaterra e a União Soviética.
     Estes, ao se apoderar de parte dos recursos petroliferos do Irã, fizeram o Xá (titulo iraniano) abdicar em nome do seu filho: Mohammad Reza Pahlavi, ao ver que ele poderia ser um governante que lhes seria mais favorável.

     Em 1953, após a nacionalização da Anglo-American Oil Company (Companhia de Óleo Anglo-Americana), um conflito entre o Xá e o primeiro ministro Mohammed Mossadegh, no poder desde 1951 a 1953, levou à deposição e prisão deste ministro.

     O reinado do Xá tornou-se progressivamente ditatorial, especialmente no final dos anos 70. Com o apoio da Iglaterra e da União Soviética, Reza Pahlavi continuou a modernizar o País, mas insistia em oprimir a oposiçãqo do clero Xiita e dos defensores da democacia.

Sem comentários:

Enviar um comentário