quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

OS SAFÁVIDAS: UM NOVO IMPÉRIO PÉRSA


     A dinastia safácida era proveniente da cidade de Ardabil, na região do Azerbaijão. O xá  safávida Ismail I derrubou o governo dos turcomenos da Ovelha Bramca e fundou um novo Império Persa, o primeiro com dinastia local em 800 anos. Embora os primeiros governantes safávidas falassem uma língua turcomana, as gerações seguintes adotaram  o pérsa, o que permitiu á identidade persa florescer mais uma vez.

     O período safávida é visto pelos historiadores como uma ponte entre a antiga Pérsia e o Irão moderno, devído á adoção da denominação xiita do islamismo eá renascença cultural e política  empreendidas pela dinastia reinante. Ismail expandiu as fronteiras da Pérsia de modo a incluir todo o território dos actuais  Azerbaijão, Irão e Iraque, bem como grande parte do Afeganistão. A expansão foi detida pelo Império Turco Otomano na batalha de Chaldiran, em 1514. Os conflitos com os otomanos só se tornariam  comuns no período safávida.

     A Pérsia Safávida foi um Estado  violento e caótico pelos setenta aos seguintes, mas em 1588 o xá Abaz I subiu ao trono e presidiu a um renascimento cultural e político. Transferiu a capital do Império para Ispaão, que se tornou um dos mais importantes centros culturais do mundo islâmico; celebrou a paz  com os otomanos; reformou o exército, expulsou os uzbeques da Pérsia para o que é hoje o Uzbequistão e recapturou a Ilha de Ormuz das mãos dos portugueses em 3 de Maio de 1622.

     Os safávidas eram seguidores do islamismo xiita e tomaram o Irão o maior País xiita do mundo, posição que o Irão ainda ocupa.
     Sob os safávidas, a Pérsia conheceu o seu último período de grande potencia imperial. No início  do século XVII, um acordo com o império Otomano fixou a fronteira com a Pérsia, que continua até hoje, a ser o limite entre a Turquia e o Irão modernos.
CONTINUA: ...

Sem comentários:

Enviar um comentário