terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A PÉRSIA SOB DOMÍNIO TURCO


     O mundo islâmico foi abalado em 1037 pela invasão dos turcos suljúcidas, vindos do nordeste. Estes criaram um enorme império no Oriente Médio que deu  continuidade ao florescimento da cultura islâmica medieval construiu-se a Mesquita da Sexta-Feira em ispaão; Omar Khayyam, o poeta persa mais famoso de todos os tempos, escreveu nos Rabaiyat a sua poesia de amor.

     No início do século XIII, os seljúcidas perderam o controle da Pérsia para outro grupo turco, proveniente da Corásmia, ou Karezm, proximo ao mar de Aral. Os xás do Império Corásmio governaram por pouco tempo, pois viram-se defronte ao mais temido conquistador da história: Gêngis Cã.

A  PÉRSIA  SOB  O  DOMÍNIO  DOS  MONGÓIS  E  SEUS  SUCESSORES:

     Em 1218, Gêngis Cã enviou embaixadores e comerciantes à cidade de Otrar, no nordeste do reino corásmio. Como o governador de Otrar os mandou executar, Gêngis Cã saqueou a cidade e avançou sobre Samarcanda e outras cidades da região, destruíndo e matando.

     O neto de Gêngis, Hulagu Cã, completou a conquista do Império Corásmio, tomando Bagdá e matando o último califa abácida, e a maior parte do restante do Oriente Mádio no período entre 1255 e 1258. A Pérsia tornou-se um llcanato, província do vasto Império Mongol.

     Com a conversão do llcã Mahmud Ghazan ao islamismo em 1295, este renunciou aos laços com o imperador  Chengzong da China da dinastia Yuan, que havia sucedido ao seu pai Cublai como grande Cã. Os ilcãs promoveram as artes e o conhecimento na melhor tradição da Pérsia islâmica.

     Com a morte em 1335 do último ilcã legitimo. Abu Said, o território do ilcanato fragmentou-se em pequenos Estados, permitindo a Tamerlão invadir a Pérsia em 1370, conquista-la saqieá-la até à sua  morte em 1405. Ainda mais sanguinário do que Gengis, Tamerlão exterminou 70.000 pessoas em ispaão de modo a poder construir torres com os seus crâneos. A Pérsia foi deixada em ruínas.
     Pelos cem anos seguintes a Pérsia deixou de ser uma unidade política. Fragmentada e governada pelos descendentes de Tamerlão, a Pérsia foi conquistada no final do século XV pelo Emirado dos Turcomenos da Ovelha Branca (Ak Koyunlu), mas faltava-lhes a sofisticação da éploca islâmica.

Sem comentários:

Enviar um comentário