segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

(IRÃO) ERA PAHLAVI


MOHAMED REZA PAHLAVI:

     Pahlavi, procurou modernizar rapidamente o País, através da chamada Revoluçaão Branca. Em 1963, uma campanha de modernização inclui a reforma agrária e o direito de voto às mulheres, ao mesmo tempo em que procurava laicizar a sociedade iraniana inclusive através de medidas coercivas. A oposição era tratada com dureza pelo seu governo de carácter ditaturial, sustentado por considerável poderio militar, e apoiado por sucessivos governos dos Estados Unidos da América. Os laços militares com os Estados Unidos aprofundaram-se em 1971, quando os norte-americanos concederam ao Irão crédito para compra de armas no valor de 1 bilhão de dólares. Entretanto a aliança com o Ocidente não impediu o governo iraniano de assumir o controle da indústria petrolifera nem de aderir ao embargo decretado pela OPEP em 1973.

     Foi a articulação entre a oposição política e o clero xiita que viabilizou a revolução de 1979 liderada a princípio simbolicamente e depois de facto, pelo Aiatola Khomeini. Como resultado da acção, o regime monárquico foi derrubado, o xá exilou-se nos Estados Unidos e instalou-se no País uma teocracia, passando o País a chamar-se República Islâmica do Irã.

ROMPIMENTO COM O REINO UNIDO

     Em 1953, o intenso nacionalismo levou o País a conflitos com os interesses do Reino Unido, em  consequência da decisão do parlamento iraniano, sob o primeiro ministro Mohammad Mosaddeq, de nacionalizar as companhias petroliferas estrangeiras, quase todas britânicas. O Irã rompeu, então relações diplomáticas com o Reino Unido.

     A União Soviética apoiou o Irã e começou a comprar o seu petróleo para compensar o boicot decretado pelos países  ocidentais.
     A crise atingiu o ápice em Agosto de 1953, com a deposição de Mosaddeq por um golpe militar realizado com a ajuda do serviço secreto do Reino Unido e dos Estados Unidos. O Xá Reza Pahlevi, que havia fugido do País, retornou e assumiu poderes ditaturiais. Mosaddeq foi preso.
CONTINUA: ...

        

Sem comentários:

Enviar um comentário