quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

UM POUCO DA HISTÓRIA POLÍTICA DO IMPÉRIO PERSA


     A história de um dos maiores impérios já conhecidos começa com Ciro, O Grande, que fundou o império e obteve muitas conquistas para os persas, como a derrota dos governantes dos medos  e q conquista da Babilónia e da Líbia. Ciro adotou uma política de expanção territorial onde o objetivo era formar um grande império, e obter riqueza e resolver os problemas do crescimento da população. Ele respeitava os costumes dos povos conquistados, dando certa liberdade de acção, de emprego e até de religião. Porém, eram obrigados a servir o seu exército e pagar tributos, com isso, ele formou um grande exército e conseguia mantê-los.

     Após a morte de Ciro em batalha, Cambises II, que era seu filho, assumiu a posição de imperador. Ele decidiu dar continuidade à política de expanção criada por seu pai e chegou a derrotar o império Hitita e o Reino do Egipto, porém era considerado explosivo, e é possivel que tenha cometido o suícidio.

     Seu sussessor, Dário I, governou o império durante o seu auge, depois dele, nenhum governante foi considerado capaz de manter o reino no mesmo nível. No desejo de expanção, ele chegou a invadir a Cítia, terra dos citas, a tribo nómade que havia invadido a Média e assassinado Ciro. Além de expandir consideravelmente o território do seu império, Dário organizou um novo sistema monetário unificado, instituiu projetos de construçao e fez do aramáico idioma oficial do seu reino.

     Xerxes I, filho de Dário, veio em seguida. Esse imperador deu continuidade às batalhas de seu pai e tentou continuar a expansão persa pela Europa, que não durou muito, já que conquistaram  apenas algumas colónias gregas.

     Artaxerxes I, foi o sussessor de Xerxes I, porém o seu governo não obteve tantas conquistas, apenas se acredita que foi durante o seu reinado que o calendário solar foi introduzido como calendário nacional.

     Xerxes II permaneceu governando apenas por algumas semanas, porque foi assassinado. E Dário II, capturando o assassino, ficou em seu lugar, porém sem grande destaque. Artaxerxes II Mémnon foi rei por 62 anos, com um governo marcado por rebeliões em várias provincias do Império Persa "devidamente controladas e abafadas",  e inúmeros monumentos foram construídos.
CONTINUA: ...

Sem comentários:

Enviar um comentário