quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

REVOLUÇÃO ISLÂMICA


CONTINUAÇÃO: ...

     Em 1979, ocorreu a revolução Islâmica, na qual as diversas correntes de oposição ao Xá, esquerdistas, liberais e mulçulmanos tradicionalistas, uniram-se sob a liderança do aiatolá Ruhollah Khomeini, exilado em França. O governo não conseguiu controlar a insurreição e, em Janeiro de 1979, o Xá Reza Pahlevi fugiu do País.

     O poder foi transferido ao primeiro ministro Shapur Bakhtiar. As Forças Armadas aderiram aos revoltosos. Khomeini regressou triunfalmente a Teerã em 1 fr Fevereiro de 1979 e, dez dias depois, assumiu o poder, com a renúncia e fuga de Bakhtiar.

     Em 1 de Abril, o Irã foi declarado oficialmente uma república islâmica, cuja autoridade suprema é um chefe religioso, o próprio Khomeini. Para a chefia executiva do governo foi eleito presidente da República, em Janeiro de 1980, Abolhasan Bani-Sadr, um dos lideres da oposição laica ao governo do xá. Os chefes da polícia política do xá, Savak foram executados.

INVASÃO DA EMBAIXADA AMERICANA EM TEERÃ:

     Em 4 de Novembro de 1979, um grupo de militantes islâmicos ocupou a Embaixada dos Estados Unidos em Teerã e tomou 64 norte-americanos  como reféns. O governo iraniano apoiou a ocupação da embaixada e fez várias exigências, entre as quais a extradição do Xá, que na  ocasião estava nos Estados Unidos da América. O governo norte-americano congelou os bens iranianos no País. Em abril de 1980 os Estados Unidos da América empreenderam uma fracassada incursão militar em território iraniano para tentar libertar os reféns.

     O impasse não se resolveu nem mesmo com a morte do Xá, em 27 de Julho de 1989, no Egipto. Os reféns  norte-americanos foram libertados somente em Janeiro de 1981, depois de um acordo para a devolução dos bens do Irã nos Estados Unidos da América.
CONTINUA: ... 

Sem comentários:

Enviar um comentário