segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

A TENTAÇÃO DE CONQUISTAR ÁFRICA


     A conquista é um hábito que vicia. Tendo contraído o hábito com seu pai, Cambises agora estava movido a satisfazer um desejo cada vez maior. Dos pináculos de Mênfis o convite parecia estender-se a seus pés: tendo ocupado a terra dos faraós, ele agora conquistaria a África inteira.

     A sua noção de África, no entanto era um pouco imprecisa. Para o sul, a África dos tempos antigos terminava na Etiópia. Aqui os deuses matinham as suas tertúlias noturnas, ou pelo menos assim pensava Homero, cuja ideia era de que o sol pernoitava ali.  Os etíopes, ou o povo de cara escura, gozavam da fana de soldados talentosos, organizados e bons, pois no século VIII haviam realmente dominado o Egipto.

     Da maneira como Cambises compreendeu a rota, alcançar a Etiópia desde o Egipto significava atravessar a Núbia, uma terra nua,  e de antiga cultura, cujos habitantes negros, milhares de anos antes do surgimento da Pérsia, tinham estado manufaturando peças de cerâmica com decorações caracteristicas e lanças engenhosamente farpadas. 

     A oeste do estuário do rio Nilo, os persas estavam conscientes da existência de Cartago, na região da moderna cidade de Túnis, cidade marítima frequentada por grgos, fenícios e outros. Em torno do litoral do império, Cartago era como um porto mercantil, altamente considerada. Entre o Egipto e Cartago situava-se o deserto da Líbia.

     Cambises, agora um tanto enfastiado em relação a desertos, acreditava no entanto, e ele próprio não tentou fazê-lo pessoalmente. Em vez disso, o imperador reservava-se para o embate com a Etiópia, enviando para a Líbia um contingente separado do seu exército estacionado no Egipto.

     O exército jamais chegou a Cartago, nem tampouco retornou. Segundo a tradição egípicia, a expedição simplesmente desapareceu no deserto, o que não é dificil  de conceber, já que a oeste do delta existe uma área desértica suficientemente grande para fazer a faixa de Gaza parecer muito insignificante.

     A campanha no sul foi igualmente ociosa. Cambises avançando para a Etiópia por via terrestre e fluvial, não foi além da Núbia. Se pudermos acreditar no rei daquele país, os núbios destruíram a frota persa. As forças terrestres, prostradas pelas escaldantes regiões desérticas, mal conseguiam arrastar-se de volta ao Egipto. E assim foi a conquista de África.

Sem comentários:

Enviar um comentário