quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

HOMO HABILIS


     Uma espécie de hominídeo que viveu no princípio do Pleistoceno inferior (2,33 milhões a780 mil anos atrás). Os primeiros fósseis de Hominídeos habilis foram descobertos  em 1964 por Louís Leakey e seus colegas, no desfiladeiro de Olduval, na Tanzânia, que faz parte do Grande Vale do Rift, na África oriental.

     Esta espécie é, das pertencentes ao género Homo, a que menos se parece com o Homo Sapiens, com braços proporcionalmente muito longos, cavidade craniana menor e morfologia geral similar aos Australopithecus. O Homo habilis recebe este nome pois acreditava-se ser o primeiro a utilizar ferramentas de pedra lascada, o que lhe valeu o nome específico : habilis, o habilidoso.

     Entretanto, alguns fosseis de Australopithecus garhi, que datam de aproximadamente 2,6 milhões atrás, foram encontrados ao lado de ferramentas de pedra que seriam entre 100,000 e 200,000 anos mais antigas que os Homo Habilis . O Homo Habilis normalmente faziam suas ferramentas de ossos, madeira e principalmente de pedra lascada.

     Actualmente a maioria dos cientistas considera que o Homo Habilis é um dos ancestrais directos do homem moderno, mas esta opinião não é consensual. A própria classificação desta espécie, bem como do Homo Rudolfensis no género Homo tem sido muito discutida até aos dias actuais.

     Há evidências de que o Homo Habilis era um predador mas também presa, nomeadamente do Dinofelis, um felino da sub-família extinta Machairodontinae. Homo Habilis. Época Pleistoceno, local onde viveu; África e pesava cerca de 30 a 40 quilos e media carca de 1,3 metros de altura. 

Sem comentários:

Enviar um comentário