sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

PALEOLÍTICO INFERIOR

     Foi nesse período que surgiram as primeiras espécies de hominídeos, provavelmente na África. Nesta época a temperatura era muito baixa, obrigando os humanos e outros animais a viver em cavernas. Os hominídeos surgidos nesta época foram os Australopithecus, homo habilis e homo erectus. As tecnologias empregadas no período foram, por ordem crescente de complexidade, a olduvaiense,  a acheulense e a clactoniense.

     Os objectos foram confeccionados primeiramente em osso e madeira, depois em pedra e marfim. Usavam um machado de pedra, para cortar e esmagar os alimentos, para defesa e fazer furos. As lascas eram aproveitadas para fabricar objectos cortantes, daí o Paleolítico ter ficado também conhecido como período ou idade da Pedra Lascada.
     A sociedade era comunal, já possuía uma certa organização social e a família já tinha importância no contexto da sociedade. Eram nómadas e dominaram o fogo. 

PALEOLÍCO MÉDIO

     O paleolítico médio é um conceito que compreende um espaço temporal , cultural e geográfico mais restrito do que os períodos do Paleolítico que o antecedem e sucedem.

     O homem de neanderthal, a distribuição geográfica (Europa), as técnicas de detalhe (industria musteriense) e a cronologia (200.000 a 30.000 anos  antes de Cristo) são características que definem este período da pré-história.

     É nesse período que surgem os primeiros sambaquis, encontrados principalmente nas regiões litorâneas da América do Sul; devido ao fato de serem nómadas, permaneciam num determinado local até que se esgotassem os alimentos, quando então partiam; neste local amontoavam conchas, restos de fogueiras e animais. Era também aí que enterravam os mortos, junto a seus pertences (colares, vestes, ferramentas e cerâmicas), ou seja, um conceito primitivo de religião já se formava.

PALEOLÍTICO SUPERIOR

     No Paleolítico Superior os humanos passaram a habitar e cavernas, devido ao resfriamento intenso do planeta  e o norte da Europa ter ficado coberto de gelo como consequência da quarta glaciação. Neste período desenvolveu-se o homem de Cro-Magnon, que já é o humano moderno propriamente dito. Caçava animais de grande porte (mamute, bisão, renas) utilizando para isso armadilhas montadas no chão.

RELIGIÃO

     Apesar de convencionar-se que a consolidação da religião  ocorre no período Neolítico, a Arqueologia regista que no Paleolítico existiu uma religião primitiva. Essa era baseada no culto à mulher com a associação desta ao poder de dar vida. Foram descobertas, no abrigo de rochas Cro-Magnon em Les Eyzies, conchas cauris, descritas como "o portal por onde uma criança vem ao mundo"; eram cobertas por um pigmento de cor vermelho ocre, que simbolizava o sangue, e estavam intimamente ligadas ao ritual de adoração às estatuetas femininas, que evidenciavam a função da mulher no período, a de procriar, com úteros grandes, que se entende como gravidez e seios também grandes, evidenciando a amamentação.

     Escavações atestaram que estas estatuetas eram encontradas muitas vezes numa posição central, em oposição aos símbolos masculinos, que eram localizados em posições periféricas o ladeando as estatuetas femininas.

PASSAGEM

     A passagem do período Paleolítico para o Neolítico foi bastante gradual, tendo levado cerca de 10 000 anos,  e ficou conhecida como a Revolução Neolítica ( nome dado pelo historiador Gordon Childe), visto terem ocorrido conquistas tecnológicas que garantiram  a sobrevivência  dos povos nesse período.

As principais alterações foram:

- A crosta terrestre aquece, aumentando o nível dos mares e resultando em alterações climáticas.
- Formam-se grandes rios e desertos, além de florestas temperadas e tropicais.
- Animais de grande porte desaparecem e dão origem à fauna que conhecemos hoje.
- A vida vegetal modifica-se, favorecendo a sobrevivência humana.
- Dão-se grandes conquistas técnicas do homem que, aliadas às transformações do ambiente
   permitem ao ser humano controlar gradualmente a natureza.
- O homem aprende aos poucos a produzir plantas, domesticar animais e estocar alimentos.
- A agricultura e a domesticação de animais favorecem um sensível aumento populacional
   em algumas regiões.
- Ampliam-se as conquistas técnicas, como a produção de cerâmica.
- Os povos aprendem aos poucos como se organizar e trabalhar em sistemas cooperativos.
   
     

Sem comentários:

Enviar um comentário