sábado, 13 de dezembro de 2014

PALEOLÍTICO SUPERIOR


     O Paleolítico Superior é um conceito que abrange o fim do Paleolítico Médio e início do Neolítico, nele foram encontrados anzóis primitivos, bifaces, machados de mão, agulhas de osso, entre outros. E também caracterizado pela arte rupestre.
     
     Outros dois grandes avanços foram o desenvolvimento da agricultura e a domesticação dos animais. Cultivando a terra e criando animais, o homem conseguiu diminuir a sua dependência à natureza. Com esses avanços, foi possível a sedentarização, pois a habitação fixa tornou-se uma necessidade.

     Neste período ocorreu também a divisão do trabalho por sexo dentro das comunidades. Enquanto o homem ficou responsável pela protecção e sustento das famílias, a mulher ficou encarregada de criar os filhos e cuidar da habitação.

CRONOLOGIA

- 300.000 - primeira (questão) evidência um cerimónia de enterro de mortos. Num sítio arquiológico como o de Atapuerca na Espanha, foram encontrados ossos de 32 indivíduos no buraco de uma caverna.
- 130.000 - Evidência de uma cerimónia de enterro. Homens de Neanderthal enterravam o mortos em sítios como os de Krapina na Croácia.

- 100.000 - O mais antigo ritual de enterro de seres humanos modernos é considerado como originário de Qafzeh em Israel. Há duas cerimónias do que se supõe serem uma mãe e uma criança. Os ossos foram manchados com ocre vermelho.

- 100.000 a 50.000 - Aumento do uso do ocre vermelho em vários sítios arquiológicos da idade da Pedra. O ocre vermelho é considerado de grande importância nos rituais.

- 70.000 - traços de culto a cobras descobertos em Ngamilland, região do Btswana.

- 50.000 - Humanos evoluem em gestos associados com o comportamento humano moderno. Muito desta evidência tem origem na idade da Pedra Tardia em sítios africanos. Este comportamento donominado  de moderno abrange habilidades  com a língua, o pensamento abstrato, simbolismo e religião.

- 42.000 - cerimónia de rituais de humanos no lago Mungo (Austrália). O corpo aparece respingado por grande quantidade de ocre vermelho. Para alguns estudiosos, é considerado como uma evidência de que o povo australiano importou os rituais que eram praticados na África, porém devido à sua distância não se pode afirmar tal, pois as relações comerciais entre oceanos tão distantes tornava praticamente inviável esta afirmação. Podendo-se assim, postular que seria uma coincidência da técnica usada.

- 40.000 - início do Paleolítico Superior   na Europa. Há uma abundância de fósseis incluindo cerimónias elaboradas de enterro  de mortos; registros arquiológicos das chamadas vénus paleolíticas e arte rupestre. As estatuetas de Venus  são consideradas deusas da fertilidade. As pinturas de caverna em Chauvet e Lascaux são consideradas representativas da manifestação de um pensamento relígioso.

- 30.000 - O mais recente registro da cerimónia  de enterro de um xamã (pajé ou sacerdote)

- 11.000 - início da Revolução Neolítica.

Sem comentários:

Enviar um comentário