segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

O HOMO ERECTOS


     No período Plioceno (5,5 milhões a 1,6 milhões), no fim da Era Terciária, surgem os Hominídeos. Muita história evolutiva se passou até que há cerca de 1,8 milhões de anos, na África, surgiram os primeiros seres da espécie Homo erectus.

     Esses indivíduos eram sem dúvida diferentes, foram moldados ao longo da constante evolução e conviveram com diversas espécies diferentes também. O Homo erectus era mais forte e pesava cerca de 55 a 85 Kg, medindo cerca de 1,50 a 1,70 m. de altura. A maior diferença está na capacidade endocraniana, de 800 a 1000 cc.

DOMINANDO

     O Homo erectus foi a espécie que predominou os hominídeos. Eram grandes caçadores e aprenderam a usar o fogo, isso já os coloca à frente de outras espécies e os possibilitava a que vivessem em grupos e mantivessem uma estrutura social.

     No início da Era Quaternária, a Terra já se parecia com a disposição geográfica que conhecemos hoje. Com as glaciações várias espécies de mamíferos foram extintas, inclusive os hominídeos.
     Quem domina então o cenário é o Homo erectus, que se espalha pela Ásia, Europa e Extremo Oriente. É possível que aqueles que migraram para a Europa tenham-se adaptado ao frio ao longo dos milénios e deram origem ao Homo neandertalensis.
     Aqueles que permaneceram na África precisaram  passar por diversas Eras Glaciais, as mutações necessárias para enfrentá-las deram origem ao Homo sapiens.

SOCIEDADE

     Partindo das pesquisas em Olduvai, no Vale do Grande Rift, em África, local chamado de berço da humanidade, foram  descobertos locais que parecem acampamentos. Isso indica que os Homens que viveram ali já viviam em grupos e eram sociáveis.

     De forma lenta e gradual, eles aprenderam a partilhar a comida e dividir as tarefas. Já faziam as suas ferramentas e armas para caçar. Os homens caçavam e as mulheres cuidavam da dieta de vegetais.
      A descoberta do fogo constituiu um substancial avanço: passou a ser possível  cozinhar alimentos , iluminar as cavernas, endurecer as pontas das lanças de madeira e manter os animais afastados.

MIGRAÇÃO

     A partir do momento em que domina o fogo e as armas para caçar, o Homo erectus  já se  sente apto a desbravar novas terras.
     Foram encontrados vestígios do Homo erectus nas montanhas da Etiópia, na Síria em Israel e na Europa. Não só fósseis de homens e animais mas, indícios da utilização de pigmentos de cor,  como o ocre vermelho, que indica, talvez, que os caçadores usavam para se pintar, ou pintavam as pedras.
     Está evidente que o Homo erectus foi uma espécie muito bem sucedida e que conseguiu espalhar-se e sobreviver em eras que demandavam muita habilidade e resistência.
      

Sem comentários:

Enviar um comentário