quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PALEOLÍTICO


     O Paleolítico (petra antiga) ou Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período da pré-história que aconteceu cerca de 2,5 milhões a. c., quando os antepassados do homem começaram  a produzir os primeiros artefactos em pedra lascada, destacando-se de todos os outros animais, até cerca de 10 000 antes de Cristo quando houve a chamada Revolução Neolítica, em que a agricultura passou a ser cultivada, tornando o homem não mais dependente apenas da colecta e caça .

     Neste período os humanos eram essencialmente nómadas caçadores-coletores, tendo que se deslocar constantemente  em busca de alimentos. Desenvolveram os primeiros instrumentos de caça feitos em madeira, osso ou pedra lascada.

     Este longo período subdivide-se em Paleolítico Inferior (até aproximadamente 300 mil anos ) e Paleolítico Superior (até 10 mil antes de Cristo), existe uma certa discordância entre estudiosos quanto a essa divisão, sendo que alguns intercalam um Paleolítico Médio entre o inferior e o superior. O Paleolítico coincide com o final da época geológica Pleistocena do período geológico Neogeno.

     O   termo Paleolítico foi empregado pela primeira vez pelo historiador John Lubbock. Foi precedido pelo período pré-histórico que alguns historiadores chamam de Eolítico, e sucedido pelo Neolítico. Na Europa e em outros locais onde ocorreram glaciações, intercala-se o período chamado Mesolítico entre o Paleolítico e o Neolítico.

Sem comentários:

Enviar um comentário