domingo, 28 de dezembro de 2014

O HUMANO DA ANTIGUIDADE


     O desejo de conhecer as origens do ser humano provavelmente já passou, ou irá passar pela cabeça de cada pessoa.

     A busca por esse conhecimento pode começar numa aula de história , ou até por uma discussão filosófica, ou mesmo por uma pesquisa académica.

     No entanto, é bom lembrar que em qualquer investigação séria de tais origens sempre será preciso lidar com eventos ou registros de informações que datam de muito tempo atrás. Tendo isso em mente, é fácil entender porque há tantas teorias diferentes quando se fala das origens do universo, ou no presente contexto, do próprio ser humano, as informações se tornam cada vez mais escassas, ou imprecisas conforme remetem a factos mais distantes da era actual.

     Quem nunca ouviu dizer, ou leu algum texto dizendo que o homem é descendente de espécies de hominídeos? Ou ainda, que fomos criados à imagem e semelhança de Deus?
     Na falta de informações a respeito do passado, muito simplesmente acreditam em uma ou outra teoria, por razões tão diversas quanto se possa imaginar.

     A variedade de teorias, frequentemente contraditórias (e que por vezes colocam a Ciência como inimiga da Religião),  pode gerar discussões enriquecedoras, tanto quanto desentendimentos sérios. Por isso, é sempre preciso muito cuidado (leia-se tato) ao falar, escrever, e até mesmo ao reflectir sobre tais assuntos.

     Essas primeiras considerações reforçam, no contexto deste capítulo, que o texto descrito, sobre diversos pontos de vista existentes sobre o assunto, citando tantas referências quantas forem necessárias, deixando claro que determinadas passagens são apresentadas com o único interesse de tornar mais completo o material aqui apresentado, sem torná-lo unilateral, nem favorecer uma teoria em relação às demais.

          VISÃO GERAL DA EVOLUÇÃO DOS SERES HUMANOS

Vamos  basear a visão científica da evolução humana. 
     A descoberta de fósseis  é a ferramenta que possibilita o estudo da evolução do Homem, o problema é a dificuldade de encontrar fósseis humanos.

     Diversos factores contribuíram para essa escassez, os Homens existiram em pequeno número, reproduziam-se lentamente, não viviam em locais propícios como moluscos e ostras. Muitas vezes, os Homens viviam e morriam a céu aberto, o que tornava fácil que seus ossos fossem arrastados ou levados por animais.

     Cito um local chamado, hoje, berço da humanidade, que fica na África do Sul e em 2011 ali foram encontrados os fósseis das mais antigas espécies do Australopitecos sediba.
     Enfim, estão sempre surgindo novidades relacionadas à pesquisa da evolução dos seres humanos, o que permite sempre surpresas e discussões.

     Há milhões de anos, a África era coberta por florestas densas e ali, um ser, meio homem, meio macaco, se desenvolveu. Com a modificação do relevo e do clima. mudou também a vegetação e assim, sobreviveram os mais aptos e de modo diferente se desenvolveram.

     Durante milhões de anos foram acumulando modificações. Acredita-se que a partir de um determinado ser que viveu entre 5 e 7 milhões de anos, surgiu a família humana. Entre esses seres e o ser humano actual, existiram as mais diversas espécies. Através dos fragmentos de fósseis encontrados, os estudiosos definiram que o volume do cérebro humano quase triplicou, e a estatura também aumentou.

     Assim, ao longo de milhões de anos o ramo de onde se originam os macacos antropóides se tornou totalmente diferente da nova linhagem que se desenvolveu até atingir o nível humano.
     Aqui se mostra uma apresentação simplificada da ordem dos Primatas;
- 1 - Subordem dos Prosímios (lêmures, indris, gálagos e társios).
- 2 - Subordem dos Símios ou Antropóides
- 3 - Grupo dos Platirrinos (macacos com cauda do novo mundo, como os macacos-aranha, macacos prego, bugios, sagúis e micos).
- 3/1 - Grupo dos Catarrinos
- 3/1-1- Superfamília dos Cercopitecóides (macacos com cauda do velho mundo, como os babuínos, mandris e macacos colobos, langures e cercopitecos).
- 3/1-2- Superfamília dos Hominóides (macacos sem cauda)
- 3/1-3- Família dos Hilobatídeos (gibões).
- 3/1-4- Família dos Pongídeos (orangotangos).
- 3/1-5- Família dos Panídeos (gorilas e chimpanzés).
- 3/1-6- Família dos Hominídeos (homens).
     Cabe acrescentar que a vulgar denominação de macaco o símio é utilizada para os macacos com rabo. Para os macacos sem rabo, como os orangotangos, chimpanzés e gorilas, utiliza-se a denominação antropóide.    

Sem comentários:

Enviar um comentário