domingo, 16 de agosto de 2015

DOSSIÉ DO EGIPTO

PERÍODO  TINITA

     No período entre 3150 antes de Cristo e 2700 antes de Cristo a primeira e a segunda dinastias da História do Egipto faraónico que começa com o rei Manassés, responsável  pela unificação entre o alto e o baixo Egipto e pela fundação de Mênfis, a capital do Império. Iterlocutor dos homens com os deuses, Manassés ostenta a coroa branca do Alto Egipto (hedjet) e a coroa vermelha do Baixo Egipto (deshret).

ANTIGO  IMPÉRIO

     Por volta do ano 2700 antes de Cristo até 2140 antes de Cristo na terceira e quarta dinastias. Nesta  época, o Estado Egípcio desenvolveu-se consideravelmente e a sua administração centraliza-se na figura do faraó, que passa a ser venerado como um verdadeiro Deus. Djoser inaugura a terceira dinastia, por cerca de 2700 antes de Cristo. O seu conselheiro, o arquiteto Imotep, constrói a pirâmide em degraus de Saqqara, a primeira tumba real com essa forma arquitetónica.

A QUARTA DINASTIA

     A quarta dinastia é marcada por reinados nos quais foram construidas três grandes pirâmides de Gizé - Queóps, Quéfren e Miquerinos. Esses complexos funerários são o símbolo de um Estado forte e de umacivilização avançada.
     è na quinta dinastia, aproximadamente  entre os anos de 2480 e 2330 antes de Cristo, orinaria de Heliópolis, que se verifica o culto ao Sol, o que não significa a regeição aos outros deuses. O faraó é agora o filho de Rá, o Deus Sol.

     Pepi primeiro representante da sexta dinastia, reina por mais de 50 anos. Ele é também um grande construtor de pirâmides Bubastis, Abydos, Dendérah. Papi segundo sobe ao trono aos seis anos de idade e nele permanece por 94 anos.

CONTINUA:...
  

Sem comentários:

Enviar um comentário