sábado, 15 de agosto de 2015

HISTÓRIA DO MUNDO

CONTINUAÇÃO:...

     Decadência do Egipto

Depois do século XII antes de Cristo foi sucissivelmente invadido por diversos povos. Em 670 antes de Cristo, os assírios conquistaram o Egipto, dominando-o por oito anos. Após libertar-se dos assírios, o Egipto começou uma fase de recuperação económica e brilho cultural conhecido como renascença saíta.
     Essa fase recebeu esse nome porque a recuperção egípcia foi impulsionada pelos soberanos da cidade de Sais. A prosperidade, porém, durou pouco. Em 525 antes de Cristo, os persas conquistaram o Egipto. Quase dois séculos depois vieram os macedónicos, comandados por Alexandre Magno, e derrotaram os persas. Finalmente, retirando Cleópatra do trono de faraó, o Egipto foi dominado pelos romanos, que governaram por 600 anos, até à conquista Árabe.

     Hoje existe uma restrita parcela da população mundial que vive  num elevado indíce de consumo e muito luxo. Mas isso não é privilégio apenas da sociedade actual. No tempo dos faraós, eles e suas famílias levavam uma vida com muito luxo, requinte e conforto, mesmo que nos padrões da época a realidade vista hoje é de surpreender.

     Os faraós moravam em palácios com mobilia fabricada com materiais nobres, como o cedro, ébano com vários detalhes em marfim e ouro e os artesãos possuiam técnicas e perícias para a elaboração de peças únicas, os utensilios domésticos possuíam  grande beleza e qualidade em relação aos demais objectos usados noutras familias, isso só afirmava o poder e a riqueza.

     Outra evidência de luxo, conforto e prova da tamanha riqueza estava no contingente de servos responsáveis pela manutenção do palácio e para oferecer lazer aos faraós, eram criados, musicos, cantores, dançarinos e copeiros, oferecendo muitas facilidades.

     Para preencher o tempo aos faraós, também chamados deuses vivos, caçavam, pescavam com grande frequência e praticavam vários jogos como forma de tornar os seus dias muito mais agradéveis.  

Sem comentários:

Enviar um comentário