quinta-feira, 13 de agosto de 2015

HIISTÓRIA DO MUNDO

CONTINUAÇÃO:...

     Período dinástico (3200 - 1085 antes de Cristo)
Foi durante o período dinástico que se deu o crescimento territorial, económico e militar do Egipto. Este peíodo é dividido em:

Antigo Império (3200 - 2423, antes de Cristo)
     Durante o Antigo Império, os faraós conquistaram enormes poderes no campo religioso, militar e administrativo. Essa época foi conhecida como a época das pirâmides. O primeiro a criar uma pirâmide foi o rei  Djezer e seu arquiteto Imhotep, em Sakara.

     Mais tarde um outro faraó, Snefer, inspirado nessa pirâmide construiu três pirâmides, porque só a última tinha condições de abrigar a múmia  do rei. O filho Kufu ou Keops, o neto Quefrem e o bisneto Mikerinos, de Snefer construiram  as magnificas pirâmides de Gizé. A familia da 5ª dinastia talvez talvez tenha sido a família mais poderosa de toda a história do Egipto.

     A sociedade era dividida em funcionários que auxiliavam o faraó e uma imensa legião de trabalhadores pobres, que se dedicavam à agricultura, ás construções e arcavam  com pesados tributos. No Antigo Império, a capital do Egipto foi, primeiro, a cidade de Tinis; depois, a de Méfins. Por volta de 2400 antes de Cristo. O Império Egipcio foi abalado por uma série de revoltas lideradas pelos administradores de províncias. O objectivo destas era enfraquecer a autoridade do faraó. Com a autoridade enfraquecida, o poder do faraó declinou, a sociedade egípcia desorganizou-se e o Egipto viveu um período de destúrbios e guerra civil.

     Médio Império (2160 - 1730 antes de Cristo)
Representantes da nobreza de Tebas conseguiram reunir forças para acabar com as revoltas que abalavam o Egipto. Essa cidade acabou tornando-se a capital do Império Egípcio. Dela surgiram novos faraós que governaram o império nos séculos seguintes. Durante O Médio Império, o Egipto atingiu certa estabelidade política, crescimento económico e florescimento artistico. Isso impulsionou a apliação das fronteiras, levando a conquista militar da Núbia. Por volta de 1750 antes de Cristo, o Egipto foi invadido pelos hicsos (povo nómade vindo do Oriente Médio, que se mostraram superiores aos egipcios em termos de técnicas militares. Dessa forma os invasores conseguiram dominar a região norte do Egipto e estabelecer a capital em Avaris. Assim permaneceram por aproximadamente 170 anos.
CONTINUA:... 

Sem comentários:

Enviar um comentário