domingo, 9 de agosto de 2015

HISTÓRIA DO MUNDO


     Quando entramos no estudo da antiguidade ou da idade antiga, é bastante comum ouvir dizer que esse período historico é marcado pelo surgimento das primeiras civilizações. Geralmente, ao adotarmos a expressão civilização, promove-se uma terrível confusão que coloca os povos dessa época numa condição superior  se compararmos às outras culturas do mesmo período.

     Na verdade, a existência de uma civilização não tem nada que ver com essea ideia iquevocada de que existia um povo, melhor, ou até mais evoluido, que os demais. O surgimento das primeira civilizações simplismente demarca a existência de uma série caracteristicas especificas. Em geral, uma civilização se forma quando apontamos a existência de instituições politicas complexas, uma hierarquia social deversificada e de outros sistemas e convenções que se aplicam largamente a uma população.

     Ao contrário do que se possa imaginar, não podemos  apontar uma localidade especifica onde se encontre a formação das primeiras civilizações da história. O processo de fixação e desenvolvimento das relações sociais aconteceu simultaneamente em várias regiões e foi marcado pelo contacto entre civilizações, bem como a imcorporação de duas ou mais culturas na formação de outra civilização.

     Reportando-se ao Mundo Oriental, podemos assinalar o desenvolvimento das milenares civilizações chinesa e indiana. Partindo mais a oeste, localizamos a formação da civilização egípcia e dos vários povos que dominaram a região Mesopotâmica, localizada nas proximidades dos rios Tigre e Eufrates. Também conhecidas como civilizações hidráulicas, essas culturas agruparam largas populações que sobreviviam  da exploração das águas e terras férteis presentes na beira dos rios.

     Na parte ocidental do planeta, costuma-se dar amplo destaque ao surgimento da civilização greco-romana. O prestigio dado  agregos e romanos justifica-se pela forte e visivel influencia que estes povos tiveram na formação dos vários conceitos,  de instituições e costumes que permeiam  o Ocidente como um todo. Contudo, não podemos também deixar de dar o devido destaque aos Maias, astecas, incas e olmecas que surgem no continente americano.

     Sem duvida, o estudo das civilizações antigas que se mostra muito importante para que possamos entender melhor sobre as várias feições que a nossa cultura assume atualmente. Contudo, sob outro ponto de vista, o estudo da antiguidade também  abre caminho para que  possamos contrapor os valores e parametros que um dia foram comuns a alguns homens e que hoje se mostram tão distantes do que vivemos. É praticamente infinito o leque de saberes que se aplica a esse período histórico.

Sem comentários:

Enviar um comentário