quarta-feira, 12 de agosto de 2015

HISTÓRIA DO MUNDO

CONTINUAÇÃO:

     No primeiro olhar, para a idade Moderna pode parecer um tanto confusa por causa dafluidez de vários factos históricos que se fixaram, e logo de segida, se reconfiguraram. Apesar disso, dialogando com alguns eventos mais específicos, é possivel  balizar as medidas que fazem essa ponte entre os tempos contemporâneo e o moderno. Basta esperar um pouco de tempo... Aquele mesmo que parece ser tão volátil nesse instigante período Histórico.

     Quando se fala do Egipto na antiguidade, as primeiras coisas que nos vvêm à mente são as imagens das grandes pirâmides, as mumias e artefactos dos museus, os templos e a atmosfera de aventura que cerca tudo o que diz respeito ao tempo dos faraós, que a literatura e o cinema nos mostram como sempre presentes nas explicações arquilogicas.

     No entanto muito já se sabe a respeito do modo de vida, da estrutura social , da estrutura económica, das relações políticas do Egipto faraónico. Mas muitas vezes a circulação dessas informações fica muito restrita ao meio académico ou a umas poucas centenas de pesquisadores dedicados, infelismente há muitas coisas que não chegam ao público, proporcionando a formulação de idéias fantasiosas que não são comprováveis , engrossando um extenso rol de crenças sobre a cultura egípcia, dificil de ser combatida.

     No decorrer de mais de trêsmil anos, o Egipto passou por períodos de grande brilho, mas também  de declínio e de oscilações políticas. A história egípcia  costuma ser dividida em:
- Período pré-dinástico
- Período dinástico
Período pré-dinástico (5000 - 3200 antes de Cristo)

    Desde 5000 antes de Cristo o Egipto era habitado por povos que viviam em clãs, chamados nomos. Estes nomos eram independentes uns dos outros, mas cooperavam  entre si quando tinham problemas em comum. Essas relações evoluiram e levaram à formação de dois reinos independentes:

Reino do Baixo Egipto - união dos nomos do Norte
Reino do Alto Egipto - união dos nomos do sul

     Por volta de 3220 antes de Cristo, esses reinos foram  unificados por Manés, que se tornou o primeiro faraó, a governar em obsoluto o Egipto, considerado um verdadeiro Deus na Terra. O faraó usava uma coroa dupla para demonstrar que era o rei do Alto e Baixo Egipto. Menés fundou, assim , a primeira dinastia de faraós, finalizando o período pré-dinastico.

CONTINUA: ...

Sem comentários:

Enviar um comentário