sábado, 8 de agosto de 2015

HISTÓRIA DO MUNDO


     Ao depararmo-nos com a história do Mundo, qual é a primeira ideia que surge na nossa cabeça ao deparamos com esta forma de comunicar, Geralmente acreditamos que  recurso a esta forma de  líguagem, tem como função apontar para algum período, que antecedeu a existência ou a realização de algo. partindo-se desse pressuposto, observamos a pré-história e somos levados a acreditar na existência de um tempo que foi anterior à História.

     Realmente houve uma época em que a História simplesmente não existiu? se partirmos  da ideia de que estudamos a historia dos homens, deveriamos compreender que a pré-história faz menção a todos os acontecimentos, experiências de factos que são anteriores  à própria existência humana. Contudo, ao abrimos o livro didático, observamos a estranha presença dos homens pré-históricos, nesse período que se inicia há cerca de 2 milhões de anos e vai até 5000 anos antes de Cristo.

     Para compreendermos esta divergência, devemos levar em conta que as formas de se organizar o passado são múltiplas. No nosso caso, muitos dos livros de história adotam as convenções de uma periodização estabelecida no século XIX. Para os historiadores daquela época, só era possível reconhecer ou estudar o passado através do manuseamento de fontes escritas.  Por isso, a pré-história, na visão destes estudiosos, abarca toda a experiência do homem anterior ao desenvolvimento da escrita.

     Atualmente, com a transformação dos sentidos da ciência histórica, sabemos que os homens pré-históricos não podem ser arbitrariamente excluidos da história. Por meio dos vestígios materiais, pinturas e outras manifestações que se lançam ao intrigante desafio de relatar sobre o passado dos homens que viveram há milhares de anos. Ao contrário do que muitos pensam, estes não eram simples versões mais próximas dos primatas ancestrais.

     Nesse diversificado período, podemos observar a luta travada pelos primeiros homens no seu processo de adaptação às hostilidades impostas pela natureza. Ao longo desse processo de dominação, também é possivel  ver que estes sugeitos da história não estavam somente preocupados em garantir a sua sobrevivência. Por meio da pintura rupestre, podemos dialogar com os comportamentos, valores e crenças que surgem nesse remoto tempo.

     Sem dúvida, as restrições e a limitação das fontes disponíveis dificultam  bastante a compreensão do tempo pré-historico. Entretanto, mesmo com o pouco que nos chega, podemos ver que o conceito elaborado  no século XIX está bastante afastado de todo o conhecimento que essa época pode oferecer. Com isso,  apesar dos problemas com o seu nome, podemos afirmar que  a pré-história  esteve mais presente na História do que nunca.  

Sem comentários:

Enviar um comentário