terça-feira, 11 de agosto de 2015

HISTÓRIA DO MUNDO


     Ao pensar em modernidade, muitas pessoas imaginam que estamos fazendo referência aos acontecimentos, de instituições e formas de agir no presente mundo Contemporãneo. De facto, esse termo transformou-se numa palávra fácil para muitos daqueles que tentam definir numa única palavra do mundo em que vivemos. Contudo, não podemos pensar que esse contexto mais dinâmico e cientifico surgido do nada, que não possuia uma historicidade.

     Entre os séculos XVI e XVIII, um volume extraordinário de transformações estabeleceu-se uma nova percepção do mundo, que ainda pulsa no nosso tempo. Encurtar distâncias, e desvendar a natureza, lançar-se em mares nunca dantes navegados foram apenas uma das poucas realizações que definem esse período histórico. De facto, as percepções do tempo e do espaço, antes tão extensas e progressivas, ganharam uma sensação mais intensa e volátil.

     O processo de formação das monarquias nacionais pode ser um dos mais interessantes exemplos que nos revela tal  feição. Nesse curto espaço de quase quatro séculos, os reis europeus assistiram á consumação do seu poder hegemónico, bem como experimentaram as várias revoluções liberais defensoras da divisão do poder político e da ampliação dos meios  de intervenção política. Tronos e parlamentos fizeram uma curiosa ciranda apenas num abrir e fachar de olhos.

     Além disso, que hoje tanto se fala em tecnologia e globalização, não podemos refutar a ligação intrínseca entre esses dois fenómenos e a idade Moderna. O advento das Graqndes Navegações, além de contribuir  para o cúmulo de capitais na Europa, também foi importante para a dinâmica de um comércio de natureza incontinental viesse a acontecer. Com isso, as acções económicas tomadas num qualquer lugar passariam arepercutir noutras parcelas do planeta.

     No século XVIII, o espírito investigativo dos cientistas e filósofos iluministas catapultou a busca pelo conhecimento de novas máquinas e instrumentos  desenvolveram em território britânico o advento da Revolução Industrial. Em  pouco tempo, a mentalidade económico de empresários, consumidores, operários e patrões fixaram mudanças que são sentidas até aos dias de hoje.  

Sem comentários:

Enviar um comentário