segunda-feira, 24 de agosto de 2015

DOSSIÉ DO EGIPTO

CONTINUAÇÃO:...

     As pirâmedes  foram construidas num local onde a esfinge se encontrava havia já vários milénios.

FALSO:

     Esta teoria, muito em voga atualmente, baseia-se na deteoração verificada na pedra da esfinge, e atribui a sua presença no local desde 6000 antes de Cristo, sob a forma megalitica. Essa idéia, sustentada por um geólogo norte-americano, o professor Scheock, não leva em conta nem os efeitos climáticos nem os relatos de Heródoto. Além disso, num recente artigo na revista Nature, a egiptóloga britânica Kate Spence, da Universidade de Cabridge, demonstra o alinhamento da pirâmides em relação a duas estrelas: Kochab, na constelação da Ursa Menor, e Mizar, na Ursa Maior, presentes no céu de Gizé no fim do terceiro milénio, e que possibilitam a orientação do conjunto na ausencia  de instrumentos precisos. As pirâmides e a esfinge são filhos da sua época: em 2200 antes de Cristo.

     Akhenaton instaurou o monoteísmo.

FALSO:

     Os sacerdotes de Thot já praticavam o culto ao disco solar  Aton sete ou oito séculos antes do governo do faraó Akhenaton. Para eles, só havia um único deus do qual emana toda a Criação. A descoberta em Saqqara, por Alan Zivie, da existência de um vizir, da semita chamado Aper-El em hebreu,  Ovedel, que serviu ao pai de Akhenaton, Amenófis III, também colabora para derrubar a tese de que o monóteísmo fora instaurado por Akhenaton. A menção ao deus El, o Elevado, no nome  do vizir, indica a existência de fevorosos religiosos monóteístas na Palestina e na Síria, contemporâneos  do faraó. Portanto, não podem ser frutos da revolução relegiosa egípcia.

     A história de Akhenaton seria o modelo da lenda do Édipo e os gregos teriam confundido as duas Tebas a do Egipto e a da Grécia.

FALSO:

     Esta hipótese formulada pelo psicanalista Velikovsky não é sustentável. Ela se baseia na prática do incesto na familia real egipcia e no papel da esfínge. Mas quem seria a Antígona e o que seria o castigo de Édipa? Muito mais fecunda é a pesquisa das origens  orientais da cidade grega de Tebas, fundada por fenícios egipcianos que difundiram, com cadernos, a escrita alfabética.
CONTINUA:...  

Sem comentários:

Enviar um comentário