sexta-feira, 14 de agosto de 2015

HISTÓRIA DO MUNDO

CONTINUAÇÃO:...

     Novo Império (1500 - 1085 antes de Cristo)
Novamente a nobresa de Tebas reuniu forças e conseguiu expulsar os hicsos, restabelecendo a unidade politica do Egipto. Iniciou-se, então, o Novo Império. Usando técnicas militares aprendidas com os hicsos, os faraós organizaram  exércitos permanentes, lamçando-os em guerras de conquistas. Assim, invadiram  territórios do Oriente Médio. dominando cidades como Jerusalém. Damasco, Assur e Babilónia. Os povos dominados eram obrigados a pagar tributos ao faraó em forma de ouro, escravos, alimentos, artesanato etc.

     Nessa época é que existiu os faraós mais famosos, como Hatchepsut. Akenaton, Ramsés - O Grande, entre outros. A Rainha Hatchepsut governou o Egipto, mesmo sendo uma mulher, e não foi um mao governo: ela construiu maravilhosos  monumentos que são muito conhecidos hoje em dia, mas depois de morta o seu nome foi apagado. Os egipcíos não gostaram da idéia de terem sido governados por uma mulher. Ram. O Grande alem de ter sido um grande guerreiro foi um grande construtor, foi ele que construiu os templos em Abu Simbel, ele é até citado na Biblía, na história de Moisés ele seria o faraó que se recusou a soltar o Povo de Moisés. Akenaton foi um grande revulcionário, ele implantou o monoteísmo, fazendo todos acreditarem apenas em Aton o deus Sol. Ele também mudou a capital do Egipto de Tebas para El-amama. Mas depois seu filho, Tutankamon voltou a antiga capital  do Egipto.Tutankamon se tornou famoso por sua  tumba encontrada intacta. Ele tinha 9 anos quando virou faraó e morreu aos 18.

     A partir de 1167 antes de Cristo, o Império Egípcio foi agitado por revoltas, populares entrendo e período de decadéncia. A maioria da população era subrecarregada de impostos e afundava em crescente pobreza. Equanto isso, o faraó e sua família, os chefes militares e os sacerdotes exibiam lux, riqueza e o poder  


Sem comentários:

Enviar um comentário