segunda-feira, 17 de agosto de 2015

DOSSIÉ DO EGIPTO

CONTINUA:...

     Primeiro período intermediário, deu-se por volta do ano de 2140 e 2040 antes de Cristo entre a  sétima e a décima dinastias, uma revolução seguida pela invasão dos povos asiáticos, que põe fim à sexta dinastia. Porém, nenhum nome dos reis da sétima dinastia é comhecido. A oitava dinastia, a menfita, cuja capital era Mênfis, demonstra os sinais da decadência porilítica do Egipto. O país é dividido em três: o Delta, o Egipto Médio - cujo centro político era Heradéopolis - e o Alto Egipto, agrupado em Tebas. Inicia-se um período de anarquia e de recessão económica, a escassez de alimentos, desordem civil e violência. Uma série de conflitos initerruptos entre as facções do sul, de Tebas e do norte Heradécopolis ocorrem e cessam  apenas na décima primeira dinastia.

     Médio Império:
O médio Império, por volta  de ano 2040 e 1750, antes de Cristo, nas dinastias decima primeira e décima segunda, no reinado de Mentuotep rei de Tebas, reunifica o Egipto aproximadamente ao ano de 2020 antes de Cristo, mas são os soberanos Amenemés e Sésostris da décima segunda dinastia, por volta do ano de 1900 e 1790 antes de Cristo que conduzem o Império ao seu apogeu. A expansão comercial abre-se para o mar Vermelho, mar Egeu, Fenícia, Núbia e Delta, e o país conhece a properidade económica. Dessa época, há vários manuscritos literários, textos de instruções, profecias e contos.

     Segundo período intermádiário:
Em 1750 antes de Cristo e 1560 antes de Cristo, nas décima terceira e décima setima dinastias e nas décima terceira e décima quarta  dinastias, o Império passa por um processo de diclineo. Vunerável e enfraquecido,  sucumbe à tomada do poder por invasores estrangeiros. As décima quinta e décima sexta dinastias são marcadas pelo domínio dos hicsos, chamados de reis pastores ou prícepes do deserto. O domínio estrangeiro trouxe muitas inovações técnicas para o Egipto. Os hicsos intruduzem a utilização do bronze, dacerâmica e dos teares, diferentes instrumentos de guerra , que incorporam o uso do cavalo e das carruagens, e estilos musicais, assim como novas raças de animais e técnicas de colheita. De certa forma, os hicsos modernizaram o Egipto. Na décima sétima dinastia, a partir de Tebas no sul do Egipto, os monarcas empreendem a reconquista do país, definitivamente concluída por Ahmose, que inaugura o Novo Império.
CONTINUA:...  

Sem comentários:

Enviar um comentário