domingo, 23 de agosto de 2015

DOSSIÉ DO EGIPTO

CONTINUAÇÃO:...

     As descobertas da arqueologia revelam a existência da dinastia zero, anterior à formação do Egipto faraónico, cujo início se dá por volta do ano 3150 antes de Cristo. Nesse período, formam-se os elementos que iriam estruturar a sociedade egípcia e ocorre a sua unificação política, o que contribui para a produção de um excedente de riquezas que permite sustentar uma casta de sacerdotes, os primeiros intelectuais modernos da humanidade. Nessa época, a escrita hieroglifica desenvolve-se, os esboços da comunidades rurais  começam a organizar-se, e são construídos os primeiros dique no Rio Nilo.

FALSO:
     As pirâmides são um gigantesco observatório astronómico que contêm os conhecimentos de uma civilização superior.

     Esta teoria, de origem pitagórica, foi elaborada no século 18 pelo astrónomo inglês Smyth. De acordo com Flinders Petrie, relembrado o egíptologo escocês do início do século 20, ela não tem fundamento, porque os arquitetos da pirâmides obtinham cálculos aproximados, pela razão da insuficiência dos seus instrumentos de medida. Para o especialista, não há dúvida sobre a perfeição do alinhamento astronómico das pirâmides de Gizé. Mas, segundp ele, isso é o
resultado de uma pesquisa arquitetural e matemática iniciada dois séculos  antes, em Saqqara, com as pirâmides em degraus construídas por Imotep para o faraó Djoser. O esforço Humano é uma realidade mais admirável do que o mito da pisca sapienta, ou seja sabedoria antiga.

FALSO:
     As colheitas improdutivas, ocasionadas pelo gigantesco trabalho nas pirâmides. determinaram o fim Antigo Império.

     A razão da penúria dos recursos, no reinado de Miquerinos, os egípcios são obrigados a construir uma terceira pirâmide, menor. Após a construção, o Antigo Imprério sobrevive com muitas dificuldades por mais um século e meio. A decadência do período pode ser o resultado de um acidente climático, que teria provocado a séca e a miséria influenciado a ruptura da unidade do país, a partir de então dividido  entre distritos ricos e pobres. 

  

Sem comentários:

Enviar um comentário