sexta-feira, 21 de agosto de 2015

DOSSIÉ DO EGIPTO

CONTINUAÇÃO:...

Dinastia ptolomaica de 305 a 30 antes de Cristo:
Após a morte de Alexandre, o Grande, seus generais dividiram entre si o Império estabelecendo o sistema de satáprias. Ao Egipto coube a influencia de um dos melhores generais de Alexandre, Ptolomeu, que governa entre 305 e 282 antes de Cristo. Ele constrói o farol a a biblioteca de Alexandria. A partir de Ptolomeu IV, intrigas familiares enfraquecem a dinastia.

     Em 51 antes de Cristo, o governo egípcio passa para a filha de Ptolomeu XII. Cleópatra, que é a ultima rainha do Egipto de 51 a 30 antes de Cristo. Por interesses políticos, ela casa-se com o imperador romano Júlio César, que coloca o Egipto sob protecção de Roma. Após o assassinato de César, a rainha casa-se com o general romano Marco António, um dos membros do triunvirato que sucede a César no poder do Império Romano, o que desperta a ira e a inveja de outras forças de Roma. Em consequência, Octávio autoproclama-se Imperador de Roma e decide invadir o Egipto.

     Em 30 antes de Cristo, na batalha de Ácio, os exércitos comandados por Cleópatra e Marco António são derrotados pelas forças romanas. Quando Otávio, vencedor, entra em Alexandria, Cleópatra e Marco António suícidam-se. O Egipto torna-se numa prícia romana.

     As sete pragas do Egipto:
O Egipto fascina. E engana. Desde a Antiguidade, especula-se sbre as origens dessa civilização. Dessa especulação nasceram sete teses equivocadas a respeito do Egipto faraónico.
     1 - O Egipto é a mais antiga civilização conhecida.

FALSO.
Esta idéia, alimentada pelos próprios sacerdotes egípcios, e transmitida e trasmitida aos gregos por Pitágoras e platão é baseada em cálculos astronómicos progectados para o passado, aos quais os sacerdotes acrescentaram relatos miticos que remetem ao fim da Era Glacial 9000 antes de Cristo. Entretanto, escavações revelam sítios arquiológicos no Egipto menos avançados que os de Dordogne, civilização megalitica do oeste da Europa, que ergueu o santário de Stonehenge e de Carnac, ambos na actual Inglaterra. A grande pirâmide de Gizeh com as Esfinge.
     A sua origem se dá por volta de 4500 antes de Cristo. A civilização sumériana, originária do sul da Itália, por sua vez, a data de 3800, antes de Cristo. Ambas são anteriores à egípcia. É provável  que as civilizações paleoindianas, de Harappa e Mohenjo-Daro, também sejam anteriores ap Antigo Egipto. Apenas a China é mais  jovem que o Egipto.
     2 - Existe um milagre egipcío, pois o carácter repentino de sua civilização só pode ser explicado pela chegada de invasores superiores, os filhos de Hórus, sobreviventes da Atlântida.

FALSO.

CONTINUA:... 

Sem comentários:

Enviar um comentário