terça-feira, 22 de setembro de 2015

A EVOLUÇÃO DAS CIVILIZAÇÕES

CONTINUAÇÃO: ...

     Não muito longe dali está outra civilização que sumiu do mapa sem deixar vestígios e não se trata da Atlântida a cidade perdida. Cruzando o Mediterrâneo a noroeste do Egipto está a Grécia. A civilização grega é o berço da democracia. Sim a democracia que nós portugueses esperámos muitos e longos anos. Bastaria a esta sociedade  antiga ser reconhecida hoje tos os dias por todos nós, mas foram os helénicos  que també criaram a primeira universidade do mundo, a Academia de Platão.

     As Olimpíadas modernas foram inspiradas nas antigas competições gregas. Realizadas nas áreas de filosofia, literatura, escultura e teatro também são abundantes e por isso ninguém duvida que a actual cultura ocidental seja inspirada na Grécia antiga. Muitos podem pensar que esta comparação baseada na crise económica sem precedentes vivida actualmente no País. Mas quem já foià Grécia é unânime  em afirmar que a pior fase helénica é a falta de solidez e de cortezia do seu povo.

     Obviamente que existem exceções, mas na grade maioria das vezes os gregos são muito rudes, brutos e toscos entre eles mesmos e com os turistas que podem ser a fonte ou a tábua de salvação da sua delapidade económia. Então pergunto; onde foi parar a gentileza e civilidade da sociedade grega dos livros de História?

     O Império Persa. Mas quem eram os persas? A Pérsia fica onde atualmente está o Irão. Este império se estendeu desde a região da actual Índia até  a fronteira com a Grécia, dominando parte do Egipto e toda a àsia menor. Entre as suas realizações estão: a construção de milhares de quilómetros de estradas que lidavam as principais cidades do império, a patronização do sistema de presos e medidas, o uso de uma moeda única para facilitar o comércio, a criação de um sistema de serviços postais que são precursores dos correios e um dos alicerces de sua conquistas era a tolerância. Os povos conquistados podiam manter os seus costumes, hábitos e cranças bastando pagar tributos ao imperador. Os escravos eram minoria e a maioria da população era de homens livres.

Sem comentários:

Enviar um comentário