terça-feira, 29 de setembro de 2015

O CONTINENTE AUSTRALIANO

CONTINUAÇÃO: ...

     Esta é a única ocorrência da palavra Austrália no texto; mas no Apêndice III do General remarks, geographical and systematical, on the botany of Terra Australis, de  Robert Brown, o autor faz uso da forma adjetiva australiano,, o primeiro uso dessa forma. Apesar da concepção popular, o livro não foi determinante na adoção do nome: o nome veio gradualmente a ser aceite nos dez anos seguintes.  Lachlan Macquarie, um governador da Nova Gales do Sul, em seguida usou o termo nos seus despachos para a Inglaterra, e em 12 de Dezembro de 1817 recomendou ao Instituto Colonial que fosse formalmente adotado. Em 1824, o Almirantado concordou que o continente deveria ser conhecido oficialmente como Austrália.

HISTÓRIA:

HISTÓRIA E DESCOBERTA DA AUSTRÁLIA

     A habitação humana da Austrália teve o seu início estimado entre 48 000 e 42 000 anos atrás, possivelmente com a migração de pessoas por pontes de terra e por cruzamentos  pelo mar de curta distância, no que é actualmente o sudeste da Ásia. Estes primeiros habitantes podem ter sido antepassados dos modernos indígenas australianos.

     Na época da colonização europeia no final do século XVIII, a maioria dos indígenas australianos eram caçadores-coletores, com uma complexa cultura oral e valores espirítuais com base na reverência à terra e uma crença no tempo do sonho. Os habitantes das ilhas do Estreito de Torres etnicamente melanésios, foram originalmente horticultores e caçadores-coletores.

     Embora exista a teoria da descoberta da Austrália pelos portugueses, há quem tenha como o primeiro avistamento europeu registrado do continente australiano e o primeiro desembarque europeu na sua costa foram atribuidos ao navegador holandês Willem Janszoon,, que avistou a costa da Península do Cabo York em uma data desconhecida no começo de 1606: ele fez o desembarque em 26 de Fevereiro no rio Pennefather na costa ocidental do Cabo York, perto da cidade moderna de Weipa.

     O holandês traçou todo o litoral oeste e norte da "Nova Holanda", durante o século XVII, mas não fez nenhuma tentativa de colonização. Em 1770, James Cook navegou ao longo de mapeou na costa leste da Austrália, que chamou de Nova Gales do Sul e reivindicou para o Reino Unido. As descobertas de Cook prepararam o caminho para a criação de uma nova colónia penal. A colónia da Coroa Britânica de Nova Gales do Sul foi formada em 26 de Janeiro de 1788, quando o Capitão Arthur Phillip levou a Primeira Frota  à Port Jackson. Esta data tornou-se o Dia da Austrália, o principal feriado nacional do País. A Terra de Van Diemen, hoje conhecida como Tasmânia, foicolonizada em 1803 e tornou-se uma colónia separada tornou-se uma colónia separada em 1825. O Reino Unido reclamou a parte ocidental da Austrália em 1828.

     

Sem comentários:

Enviar um comentário