segunda-feira, 14 de setembro de 2015

CIVILIZAÇÃO DO VALE DO INDO


     As sondagens em Mohenjo-daro demonstraram  a existência de ocupação humana em estratos mais profundos. Os estratos inferiores de Kalibangan, cidade situada a sudeste de Harappa, no rio Chaggar, revelam a existência de uma cultura bastante desenvolvida, anterior civilização do Indo. Trata-se de um núcleo fortificado desde o início da sua ocupação e no interior da zona amuralhada existiam casas feitas de tijolo cru, ou adobe, com fornos, poços para água e sistemas de esgotos. Os seus habitantes fabricavam uma ampla variedade de taças e recipientes de cerâmica, assim como pequenas estátuas representando touros, braceles e carros para brincar. 

     Conheciam o cobre, ainda que utilizassem também pequenas folhas de calcedónia e água. A sua economia baseava-se na agricultura, para a qual devia ter sido praticada a irrigação. O contraste com esta fase cultural "pré-Indo" e a posterior cultura de Harappa do Indo consiste  não só nas formas da cerâmica, no tamanho e nos materiais de folhas, na dimensão dos tijolos  e na distribuição das casas, sobretudo, na importância da urbanização e no aparecimento da escrita. Tal como Mohenjo-daro e Harappa, a cidade de Kalibangan parece ter sido construida segundo uma cuidadosa planificação. Estamos perante um caso de aparecimento de uma cultura urbana complexa e uniforme, numa aldeia provavelmente abandonada.

     A fundação dos sítios do Vale do Indo antes de 2400 antes de Cristo é opbjecto de discussão. Os difusionistas afirmam que a ideia de civilização procedeu da Mesopotâmia e facilitou a transformação das aldeias primitivas em autênticas cidades. Outros autores defendem que essas cidades eram o culminar de um processo de concentração que se iniciou com as primeiras aldeias semipermanentes das terras altas situadas ao norte  e a oeste do Vale do Indo.

     A pressão demográfica e o desenvolvimento tecnológico tinham impedido a população a inrromper a planície aluvial, onde se agrupou nas proximidades das cidadelas, devido às oportunidades e vantagens que apresentava a exploração organizada do meio ambiente. A sociedade hierarquizada era a solução para os problemas da vida sedentaria do vale; a cultura do Indo seria  a forma que essa sociedade assumiu no momento do seu total amadurecimento. 

Sem comentários:

Enviar um comentário