quarta-feira, 23 de setembro de 2015

A EVOLUÇÃO DAS CIVILIZAÇÕES

CONTINUAÇÃO. ...

     O Irão apesar de possuir uma população muito acolhedora e hospitaleira tem um governo que não preza muito pela tolerância. O Irão vive uma teocracia, onde ações políticas, jurídicas e policiais são submetidas às normas da religião. O resultado prático disso é a perseguição política a dissidentes, cassação do direito das minorias, marginalização das mulheres na sociedade e muito atrito diplomático com outras nações. Então pergunto onde foi parar a tolerância do império persa?

     Se nos depararmos com muitas decepções, as agradáveis surpresas vieram na mesma proporção. São as civilizações descritas como rudimentares e primitivas nos livros de História e que hoje são exemplos de desenvolvimento não só tecnológicos, mas principalmente humano. Nosso melhor exemplo são os povos escandinavos. Caminhando pelas ruas de Copenhague jamais poderiamos imaginar que os tetra-avós daquelas crianças calmas e felizes aterrorizaram a Europa séculos atrás com os seus chapeus de chifres nas cabeças e machados em punho.

     Os vikings saquearam e pilharam os países mais ao sul da Europa e causaram horror por onde passavam, mas também foram responsáveis por grandes inovações na tecnologia marítima. Antes temidos, hoje são admirados pela sociedade que construíram. Na Dinamarca a licença de maternidade é de dois anos podendo ser dividida entre pai e mãe da forma que melhor convier ao casal, não há congestionamentos nem poluição dos carros, porque todos utilizam a bicicleta como principal meio de transporte pelos de quilómetros de ciclovias existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário