quarta-feira, 9 de setembro de 2015

RIO DO INDO

CONTINUAÇÃO: ...

     O Rio Indo (urdo sindi), é o tio mais longo e mais importante do Paquistão e um dos mais destacados rios do subcontinente indiano. Otopónimo "India" é proveniente do nome do rio.

     Com origem no planalto Tibetano, próximo ao lago Mansarovar, o rio atravessa o distrito de Ladakh na Caxemira e nas Áreas do Norte na direcção sul, cortando o Paquistão de norte a sul até desaguar no mar Arábico perto da cidade paquistanesa de Karachi. O seu comprimento é de 3200 Km e a sua bacia hidrografica totaliza mais de 1 165 000 Km2.

     O fluxo anual estimado do rio é de cerca de 207 Km2. Desde a sua origem no topo do mundo, no meio do gelo, aquele curso de água alimenta um ecossistema de florestas temperadas, planícies e campos áridos. Juntamente com os rios Jilum, Chenab, Rauí, Beás, Satle e o extinto Sarasvati, o Indo forma o chamado delta do Sapta Sindhu (sete rios) na província paquestanesa de Sind. O Indo conta 20 afluentes principais.

     O Indo é a principal fonte de águapara a ecónomia do Paquistão, em especial nas províncias de Panjabe  (maior produtora agricula do País) e Sind. Também é a maior fonte de água potável do país e é usado por muitas industrias pesadas.

     O Indo é um dos poucos rios do planeta a possuir um reflexo de maré. Alimentando, em grande medida pela neve e geleiras das cordilheiras de Caracórum, Hindu Kush e Himalaia no Tibete, em Caxemira e nas Áreas do Norte do Paquistão, o fluxo do Indo varia conforme as estações do ano: reduz-se durante o inverno e chega a extravasar durante o período das monções (Julho e Setembro). Há indícios de que o seu curso se moveu para oeste ao lomgo do tempo.

O CURSO DO INDO

     O rio tem inicio na confluência dos rios  Sengge e Gar, que drenam as cordilheiras Nganglog Kangri e Gangdise Shan. Em seguida, corre no sentido noroeste através de Ladakh-Baltistão até Gilgit, ao sul da cordilheira de Caracórum. Os riachos Shyok, Shigar e Gilgit contribuem águas glaciais. Gradulmente, o curso toma o sentido sul e sai da região montanhosa entre Peshawar e Rawalpindi. O Indo atravessa então imensos desfilandeiros (com entre 4500 e 5200m de altitute) próximo ao maciço Nanga Parbat. Corre então com velocidade na região de Hazara até ser represado no reservatório de Tarbela.

     Encontra-se com o rio Cabul perto de Attock. O restante do seu curso segue áreas da planície do Panjabe e do Sind, quando perde velocidade. Na altura de Mithankot, encontra-se com o rio Panjnad. Após passar por Jamshoro, desagua num grande delta a leste de Thatta.
CONTINUA: ...

Sem comentários:

Enviar um comentário