quarta-feira, 2 de setembro de 2015

IMPÉRIO AQUEMÉNIDA


O Império Aqueménida, referido no antigo império persa, foi um Império iraniãno, situado  no Sudoeste da Ásia, e fundado no século VI antes de Cristo por Ciro  o Grande, que derrubou a confederação médica. Expandiu-se ao ponto de chegar a dominar partes importantes do mundo antigo; por volta do ano 500 antes de Cristo estendia-se desde o Vale do Indo, no Leste da Trácia e Macedónia, na fronteira do nordeste da Grácia, o que fazia dele o maior Império a ter existido até então. 

     O Império Aqueménida porteriormente também controlaria a Egipto. Era ao tempo governado através de série de monarcas, que unificaram as suas diferentes tribos e nacionalidades construindo um complexo sistema des estradas. Denominando-se Persa, do nome tribalariano Parsua, os persas fixaram-se numa terra que também denominaram de Parsua, que fazia fronteira a leste com o rio Tigre, e, ao sul , com o golfo Pérsico. Este tornou-se o centro nevrálgico do império durante toda a sua duração. Foi a partir desta região que Ciro, o Grande partiu para derrotar aos impérios Medo, Lídio e Babilónico, abrindo o caminho para as conquistas posteriores do Egipto e Ásia Menor.

     No ápice do seu poder, após a conquista do Egipto, o império abrangia aproximadamente oito milhões de Kilómetros quadrados situados em três continentes: Ásia, África e Europa. Na sua maior extensão, fizeram parte do império os territórios actuais do Irão, Turquia, parte da Ásia Central, Paquistão, Trácia e Macedónia, boa parte  dos territórios litoráis do do Mar Negro, Afagnestão e Iraque, ao norte da Arábia Saudita, Jordânea, Israel, Libano e Síria, bem como todos os centros populacionais importantes do Egipto Antigo até  às fronteiras da Líbia. É célebre na história ocidental como o tradicional inimigo das cidades-estado gregas, durante as guerras Greco-Persas, pela emancipação dos escravos, incluido o povo Judeu, de seu cativeiro na Babilónia, e pela instituição de infra-estruturas como um sistema postal, viário, e pela utilização de um idioma oficial por todos os seus territórios. O império tinha uma administração centralizada e burocrática, sob o comando de um imperador e um enorme número de soldados profissionais e funcionários públicos, o que inspirou  desenvolvimentos semelhantes em impérios posteriores.
CONTINUA:...  

Sem comentários:

Enviar um comentário