segunda-feira, 7 de setembro de 2015

DINASTIA DE DESAMBIGUAÇÃO

A  DINASTIA

     A dinastia é uma sequência de governantes considerados  como membros da mesma familia. Historiadores consideram tradicionalmente muitos estados soberanos da história num quadro de sucessivas dinastias, por exemplo, o Antigo Egipto, Império Persa, e a China Imperial. Grande parte da história política europeia é dominada por dinastias, como os Carolingios, Capetianos, Bourbons, Habsburgos, Stuarts, Hohenzollerns e os Romanos. Até ao século 19,  foi dado como certo que ums função legitima de um monarca foi para engrandecer sua dinastia, ou seja, para aumentar o território, a riqueza e o poder dos membros da familia.

     Dinastia também é muitas vezes chamada de casa real (por exemplo, a casa de Windsor), e po ser descrito como imperial, real, ducal, principesca, ou condal, dependendo do titulo de seus governantes. A dinastia também se pode referir à época em que a familia reinou, bem como para eventos, tendenciais e artefectos da época (por exemplo, um vaso da dinastia Ming).

     Enquanto na língua inglesa inclui referências a um conjunto de familias poeminentes e influentes como dinastias, em grande parte do mundo, a palavra tem sido associada com a monarquia e definido particularmente. Parentesco e herança foram predominantemente visto e legalmente calculado através da descêndencia de um ancestral comum na linha masculina.

     No entanto, os homens descendem de uma dinastia através de mulheres, por vezes, adotou o nome de dinastia que ao reivindicar a sua posição ou herança (por exemplo, Casa de Orange, Casa de Bagration, Casa de Habsburgo-Lorena).

     O Japão tem a mais longa dinastia existente: a dinastia Yamato, que consiste de uma familia imperial e o imperador. A dinastia foi fundada em 660 antes de Criste e dura até os dias de hoje. O seu poder, no entanto, tem oscilado entre o absolutismo monárquico e uma função estritamente cerimonial ou figurativa (actualmente uma monarquia constitucional).

     Em geral, a sucessão do soberano obedece à regra da primogenitura. A partir do primogénito, os demais membros da familia do soberano fazem parte da linha de sucessão, segundo o grau de parentesco. Nem sempre, porém, o parentesco precisa ser biológico: a dinastia romana dos Antoninos, por exemplo, era formada por filhos adotivos.

     Embora seja uma postura política usual da monarquia também nos regimes republicanos, o termo é usado por analogia, para descrever uma familia que se mantém no poder ao longo de gerações, como a dinastia Somoza, na Nicarágua.

     Na Grécia antiga, dinasta era o nome dado a membros de algumas oligarquias ou a reis de pequenos territórios.

CONTINUA: ...  

Sem comentários:

Enviar um comentário