terça-feira, 8 de setembro de 2015

IDADE MODERNA

CONTINUAÇÃO : ...

     A idade  Moderna é um período específico da História do Ocidente. Destaca-se das demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses. em 29 de Maio de 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 14 de Julho de 1789.

     Entretanto, apesar da queda de Constantinopla ser o evento mais aceite, não é o único. Tem sido propostas outras datas para o início deste período, como a conquista de Ceuta pelos portugueses em 1415, a viagem  de Cristóvão Colombo ao continente americano em 1492 ou a viagem à Índia de Vasco da Gama em 1498.

     Algumas correntes historiográficas ango-saxónicas preferem trabalhar com o conceito de Tempos Modernos, entendido como um período não acabado, introduzindo nele subdivisões entre Earty Modem Times (mais antiga) e Later Modem Times (mais recente), ou então procedem a uma divisão entre sociedades pré-industriais e sociedades industriais. A noção de "Idade Moderma" tende a ser desvalorizada pela historiografia marxista, que prolonga a Idade Mádia até ao advento das Revoluções Liberais e ao fim do regime senhorial na Europa, devido a ampla acção das Cruzadas, que expandiram o comércio na Europa.

     A dificuldade da delimitação cronológica do período deve-se, principalmente, às divergências de interpretação quando a coragem e evolução do sistema capitalista. Contudo, o período histórico que vaidesde os séclos XV ao XVIII é, genericamente percebido como um período de transição.

     A época moderna pode ser considerada, exatamente, como uma época de revolução social, cuja base consiste na substituição do modo de produção feudal pelo modo de produção capitalista. O Renascimento Comercial que vinha ocorrendo desde a baixa Idade Média dos séculos XI, XII e XIII, apresentava o seguinte quadro:
     
     No Mediterrâneo: fazia-se a ligação entre a Europa e Oriente envolvendo as cidades Italianas e os árabes.
     No Norte da Europa: Ligando o mar do Norte ao mar Báltico, predominavam os comerciantes alemães.
     No Litoral Atlântico da Europa: atraves da navegação de cabotagem, ligava-se ao mar do Norte ao Mediterrâneo.
     No interior do Continente Europeu: predominam antigas rotas terrestres.

     As feiras, as Cruzadas e o surgimento dos Burgos, ao longoda Idade Médaia, eram sinais, também de que o comércio renascia. A partir do século XV o comércio cresceu extraordinariamente, fruto, naturalmente, de modificações ocorridas no interior das sociedades feudais europeias (amento da população, crescimento das cidades desenvolvimento das manufacturas etc.).
     Esta época pode-se caracterizar por um desanuviamento da triologia negra - fomes, pestes e guerras criando condições propicías às descobertas maritimas e ao encontro dos povos.
CONTINUA: ...   

Sem comentários:

Enviar um comentário