quarta-feira, 30 de setembro de 2015

O CONTINENTE AUSTRALIANO

CONTINUAÇÃO: ...

     Colónias separadas foram esculpidas a partir de partes de Nova Gales do Sul: Austrália Meridional em 1836, Victoria em 1851, e Queenslandem 1859. O Território do Norte foi fundado em 1911, quando ele foi retirado da Austrália Meridional foi fundada como uma "província livre", que nunca foi uma colónia penal. Victória e Austrália Ocidental também foram fundadas como "livres", mas depois aceitaram transportar presos. Uma campanha de colonos da Nova Gales do Sul levou ao fim o transporte de condenados para a colónia; o último navio com condenados chegou em 1848.

     A população nativa, estimada em 350 mil na época da colonização europeia, diminuiu  drasticamente 150 anos após a colonização, principalmente devido a doenças infecçiosas. As "gerações roubadas" (remoção de crianças aborigenes e suas familias), que historiadores como Henry Reynolds alegam que poderia ser considerado um genocídio, pode ter contribuido para o declínio da população indígena.

     Tais interpretações da história aborigenes são disputadas por comentaristas conservadores como o ex-primeiro ministro John Howard com exageradas ou fabricadas por motivos políticos ou ideológicos. Este debate é conhecido na Austrália como as guerras da História. O governo federal ganhou o popder de fazer leis com relação aos aborígenes na sequencia de referendo de 1967. A propriedade das terras tradicionais (chamadas native title) não eram reconhecidas até 1992, quando a Suprema Corte da Austrália, durante o Caso Mabo contra Queennsland derrubou a noçao da Austrália como terra nullius (terra que não pertence a ninguém) antes da ocupação europeia.

Sem comentários:

Enviar um comentário