quinta-feira, 24 de setembro de 2015

A EVOLUÇÃO DAS CIVILIZAÇÕES

CONTINUAÇÃO: ...

     BICICLETAS POR TODOS OS LADOS EM COPENHAGA

Pagam-se altos impostos, mas o retorno é garantido com uma das melhores assistências sociais do mundo. A criminalidade é muito baixa já que praticamente não existe diferença social. Então pergunto: onde foram parar os bárbaros que roubavam e saqueavam?  Para saber mais sobre sociedade dinamarquesa leia: No Reino da Dinamarca, de onde vem tanta felicidade?

     Outra sociedade que mudou drasticamente em poucos anos foi a australiana. A colonização do país tinha como principal objetivo esvaziar as superlutadas penitenciárias inglesas. Assim é de se imaginar que entre  os imigrantes forçados não existiam lordes ingleses, professores e nem pessoas de gabarinto para construir um novo país. No total foram enviados cerca de 168 mil prisioneiros da Inglaterra para a terra dos cangurus.

     Juntando este contingente que chegava aos nómades aborígenes que eram basicamente caçadores e coletores de vegetais não se podia prever a existência de uma sociedade altamente desenvolvida. Mas ao contrário de todas as previsões a Austrália está no topo de todas as listas de IDH, qualidade de vida e desenvolvimento humano que existem. Então pergunto: porquê o Brasil não teve o mesmo destino?

     Por fim existem aquelas civilizações que o tempo passa e elas permanecem quase que imutáveis. Conhecido como o maior império em área já existente no mundo com cerca de 33 milhões de quilómetros quadrados, excepto por sua extensão territorial bem menor actualmente (cerca de 1,5 milhões de metros quadrados) os mongóis vivem praticamente como viviam no século XIII, data do apogeu do Império Mongol.

Sem comentários:

Enviar um comentário