sexta-feira, 4 de setembro de 2015

TERMINO DO IMPÉRIO

CONTINUAÇÃO :...

     O poder denota primáriamente um território geográfico extenso, o estado imperial, não necessáriamente contíguo, contendo  um conjunto  de nações e povos etnicamente e/ou culturalmente diverso, governados por um soberano, denominado imperador, uma oligarquia, embora este último ponto seja controverso.

     A inforpédia por exemplo, define que os impérios independentemente da forma de governo. Um império normalmente também  exerce um poder hegemónico sobre certa área estendida de influência. Por extensão, 'império' pode ainda referir-se ao período histórico onde um país tomou esta política a bem de uma potência nacional que exerce uma forte influencia política, económica e cultural. O chefe supremo de um império é geralmente denominado imperador.

     Actualmente entende-se como império, não apenas um estado que abarca varias nações étnicas, mas também todo o Estado que influi sobre a soberania de outros Estados, seja  aproveitando-se deles, como o antigo colonialismo europeu, seja formando-os segundo a sua própria imagem. Assim, poderia-se intepretar os Estados Unidos e a extinta União Soviética como impérios, apesar de não conquistarem territórios políticamente.

     No século XX o termo 'imoerialismo' adquiriu a conotação pejorativa que tem actualmente, em parte graças a Lénin, que no seu livro "O imperialismo a frase superior do capitalismo" dizia:

"Nesta obra temos provado que a guerra de 1914 - 1918 tem sido, de ambos os lados  beligerante, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de comquista, de bandidagem e de roubo), uma guerra pela repartição do mundo, pela partilha e a nova repartição das colónias, das " esferas de influencia" do capital financeiro, etc.
CONTINUA :... 

Sem comentários:

Enviar um comentário