domingo, 27 de setembro de 2015

O CONTINENTE AUSTRALIANO

A  AUSTRÁLIA 

(Faz parte da comanulfe: ... em iglês: Commonwealth of Australia)

     A Austrália é um país do hemisfério sul, localizado na Ociania, que compreende a menor área continental do mundo "continente australiano", a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos ocianos Índico e Pacifíco. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado pelo oceano Índico, a sul e a oeste, pelo mar de Timor, mar de Arafura e Estreito de Torres, a norte, e pelo mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timos-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte e com o território Francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.

     Durante cerca de quarenta mil anos antes da colonização europeia iniciada no final do século XVIII, o continente australiano e a Tasmânia eram habitadas por cerca de 250 nações individuais de aborígenes. Após visitas esporádicas de pescadores do norte e pela descoberta europeia  por parte de exploraqdores holandeses em 1606, a metade oriental da Austrália foi reivindicada pelos britânicos em 1770 e inicialmente colonizada por meio do transporte de presos para a colónia de Nova Gales do Sul, fundada em 26 de Janeiro de 1788. A população aumentou de forma constante nos anos seguintes, o continente foi explorado e, durante o século XIX, outros cinco grandes territórios  autogovernados foram estabelecidos.

     Em 1 de  Janeiro de 1901, as seis colonias tornaram-se um federação e a Comunidade da Austrália foi formada. Desde  a Federação, a Austrália tem mantido um sistema político democrático Liberal estável e continua a ser um reino da Commonwealth. A população do pais é de 23,4 milhões de habitantes, com cerca de 60% concentrados em torno das capitais continentais estaduais de Sydney, Melbourne, Brisbane, Perth, Adelaide e Darwin. A sua capital  é Camberra, localizada no Território da Capital Australiana.

     Tecnologicamente avançada e industrializada, a Austrália é um próspero pais multicultural e tem excelentes resultados em muitas comparações internacionais de desempenhos nacionais, tais como saúde, esparança de vida, qualidade de vida, desenvolvimento humano, educação, liberdade económica, bem como a protecção de liberdades civis e direitos politicos. As cidades australianas também rotineiramente situam-se entre as mais altas do mundo em termos de habitabilidade, oferta cultural e qualidade de vida. A Austrália é o país com o segundo maior indice de desenvolvimento humano do mundo (IDH). É membro da Organização das Nações Unidas (ONU), G20, Comunidade das Nações, ANZUS, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), bem como da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Sem comentários:

Enviar um comentário