quinta-feira, 10 de setembro de 2015

RIO INDO

CONTINUAÇÃO :...

Principais Afluentes do Rio Indo:

     Beas, Kabul, Ravi, Wakha, Shingo, Sutlej, Astor, Gilgit, Ghizar, Hunza, Gumal, Zhob, Zanskar, Kunar, Gar, Shyok, Shigar, Chenab, Jhelum e o Rio Suru Chu.

GEOLOGIA

     O rio Indo alimenta o delta submarino do Indo, que é o segundo maior deposito de sedimentos da Terra com cerca de 5 milhões de quilometros cúbicos de material erodido das montanhas. Estudos de sedimentos no rio moderno indicam que a cordilheira Caracórum no norte do Paquistão e da India é a fonte mais importante de material, com o Himalaia providenciando a segunda  maior  contribuição, principalmente através dos grandes rios do Punjab (Jhelum, Ravi, Chenab, Beas e Sutlej). 

     A análise de sedimentos  do Mar da Arábia demonstrou que no período anterior a cinco milhões de anos atrás o Indo não estava ligado a estes rios do Panjabe, que em  vez disso fluíam ao leste para o Ganges e foram capturados após esse período. Estudo anterior mostrou que a areia e lodo do oeste do Tibet atingiam o Mar da Arábia a 45 milhões de anos atrás, o que implica a existência de um antigo rio Indo naquela época. O delta deste rio proto-Indo foi posteriormente encontrado na Bacia de Katawaz, na fronteira afegã-paquistanesa.

     Na região de Nanga Parbat, estima-se que as quantidades maciças de erosão devida  ao rio Indo, seguidas da captura e reencaminhamento por essa área, trazem as rochas médias e inferiores da crosta para a superfície.

CONTINUA :...

Sem comentários:

Enviar um comentário