segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CONTINENTE AUSTRALIANO


CONTINUAÇÃO: ...

     ETIMOLOGIA:
Promunciado em inglês australiano como (a'stuaerlje,-lia), o nome Austrália vem da palavra em latimaustralis, que significa "austral", ou seja "do sul"; e a sua origem data de lendas do século II sobre a "terra desconhecida do sul" (terra australis incogniita). O país tem sido chamado coloquialmente como Oz desde o início do século XX. Aussie é o termo comum e coloquial para "australiano".

     Lendas de uma terra desconhecida do sul (terra australis incognita) remontam  à época romana e eram  comuns na geografia medieval, mas não eram baseadas em qualquer conhecimento documentado do continente. O primeiro uso da palavra na Australiaen inglês foi em 1625 em  "A note of Austrália del  Espírito Santo, escrito por Master Hakluyt" e publicado por Samuel Purchas em Hakluytus Posthumus.

     A forma holandesa Australische foi usada pelos holandeses funcionários da Companhia das Indias Orientais, em Batavia (atual Jacarta, na  Indonésia) para se referir à terra recém-descoberta no sul em 1638. O termo Austrália foi utilizado em 1693, numa tradução de Les Aventures de Jacques Sadeur dans la Découverte et le Voyage de la Terre Australe, um romance francês de 1676 de Gabriel de Foigny, sob o pseudónimo de Jacques-Sadeur. Alexander Dalrymple utilizou o termo em An Historical Collection of Voyages and Discoveries in the South Pacific Ocean (1771), referindo-se a toda a região Sul do Pacifíco.  Em 1793, George Shaw e Sir James Smith publicaram  Zoology and Botany of New Holland, na qual  escreveram sobre "a ilha grande, ou melhor, os continentes da Austrália, Australásia ou Nova Holanda". A palavra também apareceu num gráfico de 1799 de James Wilson.

     O nome Austrália foi popularizado por Matthew Flinders, que usou o nome que seria formalmente aprovado em 1804. Ao elaborar o seu manuscrito e as cartas para o seu A Voyage to Terra Australis de 1814, ele foi convencido pelo seu patrono, Sir Joseph Banks, a usar o termo Terra Australis porque este era o nome mais familiar ao público. Flinders fez isso, mas permitiu-se a uma nota rodapé:

     "Se eu tivesse permitido qualquer tipo de inovação do termo original, teria sido para convertê-lo para Austrália; como sendo mais agradável ao ouvido e uma assimilação com os nomes das outras porções grandes da terra." 

Sem comentários:

Enviar um comentário