sábado, 6 de junho de 2015

CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE / CARTAGO


O  FIM

     Em 149 antes de Cristo Cartago já não era mais uma ameaça para os romanos mas ainda detinha o território de Túnis (Tunísia). O senador romano, Catão, decidiu tomar Túnis e para isso mandou  o exército destruir Cartago. A ordem:
    
DELENDA EST CARTHAGO OU CARTAGO DEVE SER DESTRUÍDA.

     O general encarregado dessa ingrata tarefa foi o Capitão Emiliano. Apesar dos seis dias de resistência, os romanos derrubaram as muralhas, a população foi assassinada, as casas demolidas, os que sobreviveram foram transformados em escravos e, dizem, sobre o solo espalharam sal para que nada mais germinasse.

     O general romano Cipião Emiliano teria chorado após a vitória, quem sabe imaginando que Roma também podesse vir a passar por tamanha violência ou talvez, com pena de arrasar uma civilização notável.

AINDA  OS  ROMANOS

     Toda a destruição mencionada acima ainda não tinha terminado. Durante pelo menos cem anos, Cartago permaneceu ocupada pelos romanos, explica a arqueóloga KARIN MANSEL do Instituto Arqueológico Alemão.

     No ano de 29 antes de Cristo Otávio Ausgusto (que viria a ser imperador) fundou sobre a colina de Byrsa a colónia Lulia Concordia Carthago.
     Num trabalho que deve ter levado vinte anos, foi feita a nivelação do terreno e assim foi destruido todo e qualquer vestígio da Cartago fenícia.

     Uma parte das edificações romanas ainda permanece como lembrança da destruição do coração de um grande império, de um povo notavel com as suas muralhas, templos e palácios, a sua história foi lançada em escombros pela colina abaixo.  

Sem comentários:

Enviar um comentário