sexta-feira, 5 de junho de 2015

CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE


SEGUNDA  GUERRA  PÚNICA

     A Segunda Guerra Púnica é resultado do revanchismo cartaginense contra os tributos impostos pela derrota na Primeira Guerra Púnica, contra os esforços de Roma para tomar suas novas colónias na península Ibérica mas simplesmente por puro ódio a Roma. Surgebem  um grande general chamado Anibal, com ódio a Roma criado  e desenvolvido desde criança por seu pai. Aníbal acredita ser capaz de derrotar o grande império com um exército de elefantes partindo do sul da península Ibérica, passando pelos Pirineus até atingir a peninsula Itálica, algo que os italianos achariam impossivel de ser realizado com boas razões.

     Considerando o carácter extremamente dificil e arriscado da missão de Aníbal, ele foi relativamente  bem sucedido ao atacar a Itália, causando enormes estragos e quase fazendo Roma capitular. Mas os Romanos souberam contra-atacar, criando um cerco a Aníbal para acabar  com as suas provisões ao mesmo tempo que fizeram um ataque direto a Cartago enquanto eram atacados pelo mesmo. Aníbal foi obrigado a recuar e voltar para defender o seu País. Apesar dos esforços  de Aníbal, teve de pedir a paz aos romanos, comandados pelo Capitão, o Africano, foi o fim da segunda guerra púnica.

TERCEIRA GUERRA PÚNICA

     Sendo derrotado mais uma vez, Cartago foi extorquida até aos ossos por Roma, que lhe impôs  uma dívida que, imaginavam os Romanos, levaria ums 50 anos para ser paga. Cartago, reconstruída novamente e com a sua aptidão ao comércio, pagou tal divida em 10 anos, o que deixou enfurecidos,  e invejosos do seu sucesso comercial. Começou então o lobby dentro do senado romano pela destruição total de Cartago, a ganancia dos senadores por suas riquezas foi decisiva em seu destino, mas os romanos precisavam  de uma desculpa, que veio depois que Roma impôs condições extorsivas e inaceitaveis a Cartago, visando justamente enfraquecê-la e desprepará-la para uma  guerra inevitável. A guerra então aconteceu e Cartago foi facilmente vencida. (citação necessária). 

Sem comentários:

Enviar um comentário