segunda-feira, 15 de junho de 2015

MISTÉRIOS E MITOS DA CIVILIZAÇÃO


A  LOCALIZAÇÃO  DA  ATLÂNTIDA

     Existem muitas teorias sobre a verdadeira localização da Atlântida. Nós recebemos a lenda da Atlândida de Platão, que escreveu sobre a bela, tecnologicamente avançada ilha-continente, em 370 Antes de Cristo, mas a descrição que o filósofo fez da sua localização foi limitada e vaga.

     Muitos, é cláro, concluíram que Atlântida nunca existiu. Aqueles que acreditam na sua existência têm procurado por evidências ou ao menos pistas em praticamente todos os cantos do mundo. As famosas profecias de Edgar Cayce dizem que remanescentes da Atântida seriam encontradas perto de Bermuda, e em 1969 formações geométricas de pedras foram encontradas próximas a Bimini (também conhecida como "Estrada de Bimini") o que os crentes dizem confirmar as predições de Cayce. Outros locais propostos para a localização da Atlântida incluem: Antártida, México, ao largo da costa de Inglaterra, possivelmente até ao largo da costa de Cuba.

     A controvérsia e as teorias irão certamente continuar. Muitos peritos acreditam que a lenda da Atlântida tem origem na civilização  Minoica instalada em Creta, no Mar Egeu. A ilha de Santorino aí próximo tem sido um dos locais candidatos. Os relatos que Platão faz, sugere semelhanças com a civilização cretense. Atlântida é uma lendária ilha ou continente cuja primeira menção conhecida remonta a Platão nas suas obras "Timeu ou a Natureza" e "Crítias ou a Atlântida". Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada "na frente das Colunas de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e Africa à 9000 anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 Antes de Cristo.

     Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou no oceano no único dia e noite. Estudiosos acreditam que a história ou conto de Platão foi inspirada por antigas tradições. Alguns pesquisadores argumentam que Platão criou a história mediante memórias de eventos antigos como a erupção de Thera ou a guerra de Tróia, enquanto outros insistem que ele teve inspiração em acontecimentos contemporâneos, como a destruição de Helique em 373 Antes de Cristo, ou a fracassada invasão ateniense da Sícilia em 415 antes de Cristo- 413 antes de Cristo.

     A possível existência de Atlântida foi discutida activamente por toda a Antiguidade Clássica, mas é normalmente regeitada e ocasionalmente gozada por autores actuais. Alan Cameron afirma que "só nos tempos modernos é que as pessoas começaram a levar a sério a história da Atlântida;  ninguem o fez na Antiguidade". Embora pouco conhecida durante a Idade Média, a história da Atlântida foi redescoberta pelos Humanistas na Idade Moderna.

     A descrição de Platão inpirou trabalhos utópicos de vários  escritores da Renascença, como Francis Bacon em "Nova Atlântida". Atlântida ainda inspira a literatura da ficção cientifica e o cinema. O seu nome tornou-se uma referência para toda e qualquer suposição sobre avançadas civilizações pré-históricas perdidas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário