quarta-feira, 3 de junho de 2015

CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE


PODER  E  RIQUEZA

     Cartago, por  estar afastada fisicamente da Fenícia, prosperou enquanto no oriente, as cidades-estados fenícias foram atacadas pelos assírios e depois pelos babilónios. No perímetro do mar Mediterrâneo era Cartago quem dava proteção aos entrepostos fenícios.
     Politicamente, Cartago era uma talassocracia assim como a Fenícia, um Estado governado por homens ligados ao mar.

     Havia uma constituição, o chefe de Estado era um juíz chamado Sufete, mas quem de facto tomava as decisões, era o Senado e seus 300 membros.
     Os cartagineses não possuiam exército e nem confiavam  nos militares. Se fosse preciso, contratavam mercenários, que eram liderados por generais cartagineses. O povo era pacifico e se fosse possível evitava guerras.

     Os cidadãos de Cartago eram alfabetizados e davam especial valor ao desevolvimentos profissional. Vamos dizer que Cartago se tornou um república aristocrática, era uma região muito rica e cobiçada.

     O cronista Diodoro de Sícilia  conta, que lá havia pomares e jardins, rios canalizados, casas de campo luxuosas. As terras eram cultivadas com vinhedos e oliveiras, além  de outras árvores frutiferas. Havia gado, rebanhos de ovelhas e cavalos. Os tempos de paz permitiram que Cartago usufruísse do que havia de melhor.

RELIGIÃO

     O povo de Cartago conservou as crenças  religiosas dos fenícios. Tanit era a Senhora de Cartago, Baal Hamon, Eschmun, Melqart e Astarte eram alguns dos deuses principais.

     Os estudiosos ainda não estão certos quanto quanto ao uso do Tofet. Essa é uma palavra hebraica e significa, santuário a céu aberto.
     É possivel  que ali fossem praticados sacrifícios humanos ao deus Baal. Foram encontrados no Tofet jarras contendo ossos carbonizados de crianças. Talvez o Tofet fosse um cemitério, não há nada ainda, que aponte o uso exato do local.
     Os cartagineses davam mais importância à monogamia e eram mais severos com os assuntos religiosos do que os fenícios orientais.

Sem comentários:

Enviar um comentário