quinta-feira, 4 de junho de 2015

CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE


HISTÓRIA

     Cidade da costa de África do Norte, numa península próxima da qual se encontra hoje a cidade de Túnis. Foi fundada por colonizadores fenícios Tiro (antes da data tradicional de 814 antes de Cristo). Cartago tornou-se, dentro de pouco tempo, a capital de uma república marítima muito poderosa, que substituiu Tiro no Ocidente, criou colónias na sicilia, na Sardenha, na Penísula Ibérica, enviou navegadores ao Atântico Norte e sustentou contra Roma, sua rival, as longas guerras conhecidas pelo nome de guerras púnicas (264-146 antes de Cristo). Possuía também uma potente marinha de guerra.

     Entre os séculos V e III antes de Cristo envolveu-se em frequentes hostilidades com a Grécia e a Sicilia. Foi nesta última  que Cartago teve o seu primeiro choque  com Roma, e as três Guerras Púnicas acabaram  com a destruição da cidade em 146 antes de Cristo A meio caminho entre estas duas cidades (e capitais de império) encontra-se a Sicilia. O controle desta ilha foi determinante no decorrer das Guerras Púnicas porque a Sicilia era o "celeiro" do mundo antigo.

PRIMEIRA GUERRA PÚNICA

     Cartago tem forte controle maritimo no Mediterrâneo, tendo controle  também da Sicilia. Roma começa um embate para tomá-la e sofre derrotas maritimas enormes. Apesar disso, os romanos conseguem descobrir o sistema usado por Cartago na produção de navios, usando de engenharia reversa nos navios cartagineses capturados. Assim, Roma consegue remontar rapidamente a sua esquadra e começa a virar o jogo contra Cartago. No final da Primeira Guerra Púnica, Roma detém o controle do Mediterrâneo e de Sicilia.
CONTINUA:

Sem comentários:

Enviar um comentário