sexta-feira, 26 de junho de 2015

O DESAPARECIMENTO DA ATLÂNTIDA


O  TEMPLO DE POSÊIDON

     O templo magestoso de Poséidon  possuía muralhas de ouro, revestimentos de prata, teto em marfim com detalhes nos pisos e paredes em cobre. No centro, havia uma enorme estátua dourada de Poséidon com seis cavalos alados e estátuas de ninfas do mar na sombra de cada nicho.
     A cada cinco anos, o rei de Atlântida se reunia com os príncipes das outras nove províncias. Ali eles sacrificam um touro para oferecer aos deuses e permaneciam durante algum tempo próximo às brasas, onde faziam julgamentos e gravavam  numa tabuleta de ouro. Viveram em harmonia por muitas gerações. Na desacrição  de Platão, "Seus corações foram verdadeiros e nobres e eles eram a própria  expressão de gentileza associada à sabedoria". Entre as belezas descritas, estão as nascentes de águas frias e quentes, separadas em categoria para serem usadas pelos reis, cidadãos  e animais de carga.

DESAPARECIMENTO DE ATLÂNTIDA

     Acredita-se que o motivo do desaparecimento tenha sido o excesso de materialismo que provocou a ira dos Deuses exterminando a civilização. Dotada de riqueza, poderio e harmonia interna, os seus habitantes começaram a intencionar conquistas exteriores.

     Segundo o filósofo Critias, o carácter divino e virtuoso do povo, começou a enfraquecer, tomado pela ambição desmedida a ponto de ficar numa situação deplorável de feiúra. Zeus convocou os Deuses para dicidir qual punição seria imposta aos atlantes.

     Já o filósofo Timeu no seu diálogo, descreveu a guerra dos atlantes com os atenienses e os terríveis terremotos e inundações que arrastaram o continente para o fundo do mar.

     Há muitas controvérsias entre os relatos dos filósofos, mesmo assim, não era difícil acreditar que uma terra misteriosa pudesse ter existido no oceano Atlântico e o mistério permanece até  hoje e ainda há hoje e ainda há quem procure no fundo do oceano alguma pista da sua existência. Estes relatos foram apresentados através de "diálogos" que eram pequenas peças apresentadas pelo filósofo Sócrates.
     Muitas suposições surgiram com o passar dos anos:

CONTINUA:....
  

Sem comentários:

Enviar um comentário