terça-feira, 2 de junho de 2015

CIVILIZAÇÕES DA ANTIGUIDADE


LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

     Cartago (do fenício Kart-Hadasht, ou Qrthdst, isto é «Nova Cidade», originalmente uma colónia fenícia no norte da àfrica, situada a leste do lago de Túnes, perto do centro de Túnis, na Tunísia. Neste local o mar Medeterrâneo se estreita, entre a costa africana e a Sicilia.

     Local de clima agradável, o deserto impedia qualquer ataque vindo do interior. Por mar, nem pensar, porque seria enfrentar os maiores navegantes da época. Os fenícios escolhiam  os locais para fundar seus entrepostos baseados na estratégia comercial. O local deveria ser de fácil acesso por mar, ter portos protegidos em baías amplas  e ter facilidade de acesso a matérias primas e pontos de venda.

COMO COMEÇOU

     Cartago foi fundada pelos tírios, mesmo observando a lenda, Dido era tíria. Tiro era uma cidade da Fenícia e o povo fenício era um caso á parte, na época.

     Os fenícios eram um povo de origem semita que provavelmente vinham do Golfo Pérsico ou da Caldeia. Acredita-se que tenham chegado as terras que hoje formam o Libano por volta de 4000 antes de Cristo.

     As cidades-estados fenícias funcionavam  como uma federação e capitaneados pela cidade de Tiro, fundaram  entrepostos comerciais em parte da Sicília, sul da península Itálica, no litoral da península Ibérica e no norte de África, onde surgiu o entreposto que se tornou a famosa Cartago.

     A cidade de Cartago foi fundada em 814 antes de Cristo e em 500 antes de Cristo a cidade já era poderosa. Os fenícios dominavam a metalurgia, fabricava ligas de ouro e outros metais, faziam armas e objectos de cerâmica. Mas, o seu grande poder vinha da sua frota naval.

     Nessa época, Roma estava nascendo, era uma pequena cidade da Itália enquanto Cartago era a dona do Mediterrâneo.
     Um povo nada belicoso, que se desenvolveu através do comércio e não de  guerras, hábeis navegantes que usavam a sua capaciade naval apenas para negociar. Fundaram entrepostos comerciais  em diversos pontos do Mediterrâneo, mas nunca ocuparam mais terras do que o necessário e nunca atacaram outros povos gratuitamente.

     Nenhum dos muitos entrepostos fenícios foi como Cartago. A cidade de Cartago era envolvida por uma muralha e possuía prédios de vários aqndares. Através dos vestígios encontrados, sabe-se que, a cidade alta ficava na colina de Byrsa, a cidade baixa rodeava o porto.

     Os estudos actuais praticamente comprovam a existência dos famosos portos de Cartago. Havia um porto para os navios mercantes e outro para os navios de guerra. 

Sem comentários:

Enviar um comentário