segunda-feira, 1 de junho de 2015

CIVILIZAÇÃO DA ANTIGUIDADE


CARTAGO

     Cerca de lendas, estas cidade nasceu no norte de África. Seu fim foi triste a ponto de fazer chorar um general romano.
     Cartado foi uma potência do mundo antigo, disputando com Roma o controle do Mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruida.

A  LENDA

     Das cidades fenícias, Tiro era a mais importante, chamada a pérola do oriente. Grandes comerciantes, exímios navegantes, os fenícios compravam, vendiam  e dominavam os mares, povo pacifico, sua riqueza se baseava no comércio.

     A história ou lenda da fundação de cartago começa  por volta de 814 antes de Cristo nos versos do poeta Virgílio.
     O rei de Tiro, Mutto, tinha dois filhos, Pigmalião e Elisa. Com sua morte  herdam  o reino. Pigmalião desejando governar sozinho, mata o marido de Elisa. Esta de nada sabe e continua pensando que o marido estava vivo. Até que um dia, Sicharbas (o marido) aparece no sonho de Elisa e lhe conta toda a verdade, pedindo para que ela fuja de Tiro.

     Para a fuga, ela desenterra  o tesouro que o falecido marido lhe indicara onde estava. Na surdina, Elisa prepara navios, escravos e convence os nobres descontentes a se juntarem  a ela. Assim ela foge rumo ao ocidente.

     Seus navios fazem escala em Chipre onde embarca o sacerdote de Zeus e 80 virgens que Elisa leva, para se casarem com os nobres tírios embarcados. Desse ponto em diante, Elisa passa a ser chamado Dido, A Errante.

     A lenda prossegue com a chegada  à costa africana, e as negociações com os nativos para  ocupar terras. Os nativos eram líbios da tribo dos maxios. Conta a lenda que o Dido só poderia ocupar um tanto de terras que fosse coberto por uma pele de boi.

     Vamos atentar ao facto de que Dido, era fenícia (não poderia negar a fama de bons negociantes de seu povo) então ela  cortou a pele em tiras bem finas e com elas rodeou uma colina que foi chamada Byrsa (pele de boi em grego). Assim foi fundada a cidade chamada  Kar-Hadasht (nova capital) em fenício. 

Sem comentários:

Enviar um comentário