sábado, 30 de maio de 2015

A DEFINIÇÃO DOS INDO-EUROPEUS


DEFINIÇÃO

     Os Indo-europeus são um conjunto de povos ou um suposto grupo étnico da Europa e da Ásia que falam línguas indo-europeias: O termo indo-europeu porde aplicar-se a ; os pro-indo-europeus, falantes e uma hipotética  língua proto-indo-europeia.

     Os falantes de línguas indo-europeias da idade do Bronze (3º a 2º milénio antes de Cristo) que ainda não se tinham separado em familias diferentes, nomeadamente os dialectos Centum e Satem (falantes de línguas precedentes do proto-indo-iraniano, proto-grego, proto-itálico, proto-celta, proto-germânico, proto-balto-eslavo, etc.

     Normalmente o termo não se refere a falantes de línguas indo-europeias em tempos históricos, embora isso possa acontecer; os linguistas usualmente designam estes especificamente como anatílios, tocarianos, arianos (iranianos, indo-arianos), gregos, celtas, itálicos, germânicos, bálticos, eslávicos, arménios, albaneses (ou subdivisões destes grupos).

     É de notar que a classificação como indo-europeu refere-se apenas a matérias linguísticas, e não necessáriamente a etnias ou culturas.
     Na atualidade as línguas indo-europeis são as línguas mais faladas do mundo, sendo que das onze línguas com maior  número de falantes, oito são indo-europeias: espanhol, inglês, hindi, português, bengali, russo, punjabi e alemão. Os povos da Europa, América, India e Ociania tem origem indo-europeias. 

Sem comentários:

Enviar um comentário